O Estado de Pernambuco recebeu mais insumos para o combate ao novo coronavírus. O Governo Federal enviou ao Estado 30 novos respiradores, 40 mil testes rápidos e 133 mil equipamentos de proteção individual (EPIs), como lucas, máscaras, aventais e toucas. Os respiradores foram solicitados pelo governador Paulo Câmara, na última terça-feira (28), ao ministro da Saúde, Nelson Teich. Contudo, a quantidade de aparelhos recebidos é inferior à solicitada por gestor estadual, que foi de 65 respiradores.
>> Saiba tudo sobre o novo coronavírus
Agora, somando a outros 40 respiradores que o Estado tinha recebido em abril do Governo Federal, são 70 equipamentos para auxiliar os pacientes da covid-19 em Pernambuco. Até agora, o Estado adquiriu, com recursos próprios, 500 respiradores de fornecedores do Brasil e do exterior. Do total, 35 foram entregues a unidades hospitalares do Estado. Os outros 465 têm chegada aguardada para as próximas semanas.
Outros 80 respiradores que já estavam na rede estadual de saúde passaram por manutenção e recuperação para atenderem aos pacientes da covid-19.
De acordo com o governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), Pernambuco conta com 867 leitos, incluindo UTIs e enfermarias, exclusivos para pacientes da covid-19. "A rede estadual de Saúde conta até o momento, com 867 leitos, sendo 423 UTIs e 444 enfermarias, exclusivos para o atendimento de vítimas da pandemia. Também convocamos, desde o início da crise, mais de 5 mil profissionais de saúde para trabalhar na linha de frente", explicou.
Até o momento, Pernambuco ocupa o quarto lugar no ranking de contágio do novo coronavírus no Brasil. O Estado contabilizou 8.145 casos confirmados e 628 óbitos pelo novo coronavírus, perdendo para São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, apenas.
>> Brasil registra 6.750 mortes pelo novo coronavírus; País tem 96.559 casos confirmados
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu e-mail sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.