Com o objetivo de tranquilizar e conscientizar as pessoas diante da pandemia do coronavírus, o Trio Pinguim, do Grupo Itamaracá, circulou pelas ruas do Grande Recife neste domingo (3) com músicas e mensagens sobre a importância de ficar em casa.
Utilizando uma máscara, o trio elétrico saiu da garagem, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), às 10h com destino à Piedade, também na RMR. Durante o percurso de ida e volta, ele já passou por Boa viagem, Avenida Norte, na capital pernambucana e Abreu e Lima, na RMR.
Com 53 músicas ao som instrumental do piano, ao percorrer as ruas o trio compartilha mensagens gravadas por Marília Marques, cantora da banda Pinguim, para que a população permaneça em seus lares.
“Fiquem em casa por vocês e por todos que vocês amam. Tudo isso vai passar, mas o momento pede a colaboração de todos. Fiquem em casa! As ruas vazias significam várias vidas salvas. Fiquem em casa! Juntos pela vida”, diz uma das mensagens.
Para a sócia do Grupo Itamaracá Amélia Leite, a iniciativa expressa um sentimento coletivo de que a pandemia irá passar. “O trio elétrico sempre levou folia às pessoas e agora está levando tranquilidade”, declarou.
A sócia também falou que a equipe já estuda a possibilidade de fazer a ação novamente, dessa vez com um percurso que possa abranger a cidade de Olinda e periferias. "Toda a equipe envolvida na iniciativa já está pedindo para fazer novamente", disse.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu e-mail sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.