Condições de isolamento vão ser ampliadas no Recife, diz Geraldo Julio sobre lockdown

Capital pernambucana já soma 273 óbitos e 4.702 casos confirmados de covid-19
Katarina Moraes
Publicado em 04/05/2020 às 8:38
APELO Bancada foi pedir a Paulo Câmara que Geraldo seja o candidato Foto: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM


Com 273 óbitos e 4.702 casos confirmados de covid-19, segundo boletim desse domingo (3), Recife já planeja endurecer o isolamento na cidade. A afirmação foi feita pelo prefeito Geraldo Julio (PSB), nesta segunda-feira (4), durante entrevista à TV Globo.

>> Entenda o que é um Lockdown durante a pandemia do coronavírus

"As condições de isolamento vão, sim, ser ampliadas. Tanto do ponto de vista de restrições que serão feitas, como também pelo comportamento das pessoas, que estão vendo o caos acontecer mais perto de você", disse.

O socialista não deixou claro se o lockdown (fechamento total das atividades ou quarentena absoluta) será implementado, mas afirmou que o tema é tratado em vários governos estaduais e em prefeituras de cidades do Brasil. "Todos os países do mundo foram encaminhados para isso e aqui no Brasil a gente já começa a ver que vários governos estaduais e prefeituras já começam a tratar esse tema".

Adotar o lockdown significa restringir ainda mais a circulação de pessoas com o bloqueio total das atividades. A medida, recomendada pela Organização Mundial da Saúde e utilizada em países como Itália e Argentina, não impede totalmente a transmissão do coronavírus, mas é uma forte aliada para reduzir a velocidade de transmissão.

A partir desta terça-feira (5), quatro cidades do Maranhão terão o bloqueio em todas as atividades não essenciais. O Estado é o primeiro do País a adotar o lockdown durante a pandemia do novo coronavírus. 

Geraldo Júlio explicou, também, a importância que a quarentena teve para evitar a propagação do novo coronavírus na capital pernambucana. "O isolamento vem cumprindo um papel muito importante até aqui. No Recife, temos mais de 3 mil pessoas que teriam perdido a vida vítimas da covid [caso o isolamento não tivesse sido imposto]".

Pernambuco

O secretário Estadual de Saúde, André Longo, quando questionado sobre a possibilidade de haver um lockdown em Pernambuco em entrevista ao JC, expôs que o governo de Pernambuco vem tratando da questão.

Sobre o Estado já ter um plano para implantar quarentena absoluta no Grande Recife, diante de um retorno positivo do governo federal para apoiar as medidas, a assessoria da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) informou que “todos os cenários estão sendo discutidos e planejados no Gabinete de Enfrentamento à Pandemia”.

Comércio fechado e recomendação de isolamento

O Recife vive a recomendação de isolamento e distanciamento social desde o fim de março. Serviços considerados não essenciais estão fechados e, nos supermercados e farmácias, a atenção com higienização foi redobrada e os estabelecimentos só atendem 50% da capacidade de clientes. Além disso, todos devem usar máscaras para circular nas ruas. Confira algumas imagens de como está o centro do Recife, onde funciona grande parte do comércio da cidade, desde que o fechamento foi decretado para conter a proliferação do novo coronavírus. 

>> Pandemia do coronavírus esvazia Praia de Boa Viagem, cartão-postal do Recife

>> Ruas vazias na cidade

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

TAGS
coronavírus covid-19 geraldo julio pernambuco
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory