A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), através do Núcleo Estadual de Telessaúde, vêm preparando diversas palestras online neste período de pandemia do novo coronavírus. No mês de maio, as vídeo-conferências continuam. Nesta semana, de 4 a 7 de abril, serão sete aulas com temas relacionados à covid-19.
A primeira palestra acontece nesta segunda-feira (4), às 10h, e tratará do assunto "Cuidados com a Doença Falciforme nos tempos da COVID-19", ministrada pelo Dr. Aderson Araújo, Médico Hematologista do Hemope. A última palestra da semana acontece na quinta-feira (7), às 14h, onde serão abordados os cuidados necessários aos pacientes hemofílicos em tempos de coronavírus.
Para participar das palestras basta acessar a sala de reuniões, clicando neste link. Lá, o usuário realiza o cadastro e já pode conferir o conteúdo disponível.
De acordo com o próprio Núcleo Estadual de Telessaúde, o objetivo da iniciativa é incentivar uma rede de livre acesso à informação.
O Núcleo Estadual de Telessaúde é vinculado a Secretaria Estadual de Saúde (NET-SES-PE), e composto por uma equipe multiprofissional, que tem o objetivo de implementar e integrar ações de educação permanente, assistência e gestão para os diversos níveis de atenção a saúde no SUS, por meio Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) aplicadas a saúde, além de desenvolver as ações estabelecidas na Política Estadual de Telessaúde.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.