O Sistema FIEPE iniciou, na última segunda-feira (4), a doação de mais um lote de equipamentos de protetores individuais para atender aos profissionais de saúde que atuam em hospitais públicos e sem fins lucrativos do Estado. Nesta segunda doação, estão sendo entregues mais 10.450 protetores faciais, além de 28 mil máscaras cirúrgicas triplas e 2 mil capotes. Parte dos equipamentos foi direcionada para a Secretaria de Saúde do Estado e a outra parte está sendo entregue em sete hospitais do Recife. A expectativa é que as entregas sejam concluídas nesta terça-feira (5).
Este é o segundo lote de EPIs entregue pelo Sistema FIEPE aos profissionais da saúde do Estado. Na semana passada, a entidade direcionou 6,5 mil face shields a quatro hospitais do Recife, cidade com maior número de casos de coronavírus em Pernambuco.
» Máscaras para 32 mil detentos do sistema prisional
As doações estão sendo direcionadas para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, IMIP, Procape, Hospital Agamenon Magalhães, Hospital de Câncer de Pernambuco, Hospital da Restauração e Hospital Correia Picanço. Além destes, a Secretaria de Saúde do Estado (SES-PE) recebeu 7 mil protetores faciais que serão distribuídos em outras instituições de saúde.
As máscaras, os capotes e parte da matéria-prima utilizada na confecção dos face shields foram adquiridos com recursos oriundos da campanha Pelos Heróis da Saúde, liderada pela FIEPE e realizada entre os dias 6 e 20 de abril. No total, a ação arrecadou R$ 521 mil. “A nossa ideia é colaborar para preservar a saúde dos profissionais que estão se dedicando a salvar vidas. O objetivo da nossa campanha foi atingido e esperamos, dentro dos próximos 30 dias, realizar a doação de cerca de 300 mil itens de proteção individual para esses profissionais”, detalha o empresário e coordenador da campanha, Marcelo Tavares de Melo.
Além de recursos oriundos da campanha, a produção dos face shields contou, também, com doações feitas por diversas empresas e instituições. “A montagem dos protetores faciais está sendo feita dentro do SENAI, com a participação de profissionais da instituição. A ideia é que nosso trabalho continue ao longo do mês de maio, para que possamos atender a maior quantidade de instituições de saúde possível”, detalha a diretora regional do SENAI Pernambuco, Camila Barreto.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.