A máscara é uma forte aliada no combate ao coronavírus. Para aumentar o acesso da população ao objeto, o Polo de Confecções de Pernambuco, localizado no Agreste, irá aderir ao e-commerce. Mais de 2 milhões de máscaras de tecido já foram comercializadas. Agora, com o apoio do Governo de Pernambuco, a loja virtual "Máscaras para Todos" irá aumentar ainda mais essas vendas.
» Suspensão das feiras do polo de confecções no Agreste impacta toda cadeia produtiva
As máscaras de tecido tem padrão de conformidade reconhecido pelo Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções (NTCPE), organização social contratada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco para executar as políticas públicas para o setor de têxteis e confecções. Cerca de 100 micros e pequenas empresas são fornecedoras e adquiriram o selo emitido pelo NTCPE. Essas empresas respondem por mais de 2 mil empregos diretos na região.
“O site simboliza uma das alternativas que construímos com o NCTPE para movimentar a produção de diversas regiões do estado, fortemente abaladas pela suspensão das atividades por conta do isolamento social no combate ao coronavírus”, explica o diretor presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima.
Na plataforma, é possível adquirir pacotes de 5, 10, 50 ou 100 máscaras, e pagar com cartão de crédito, débito ou boleto bancário. As entregas dos pedidos aprovados até as 14h serão realizadas por serviço de motoboy no mesmo dia em, no máximo, três horas, no caso dos endereços localizados na cidade do Recife. Para os demais municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), ocorrerão dentro de cinco horas.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
O Polo de Confecções, capitaneado pelos municípios de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, movimenta quase R$ 6 bilhões em negócios por ano e ocupa 250 mil trabalhadores em todo o Estado. Desde o início de abril, o Governo do Estado vem colocando em prática um plano de ação para fortalecer o setor, fornecendo linha de crédito e apoio técnico para que as micro e pequenas empresas produzam máscaras e outros equipamentos de proteção individual (EPIs).