A Prefeitura de Camaragibe fechou, nesta quinta-feira (14), através do Controle Urbano, dez lojas na Rua Eliza Cabral. A ação aconteceu em razão dos estabelecimentos fiscalizados não atendenderem aos decretos municipal e estadual que determina o funcionamento apenas do comércio essencial, durante a pandemia do coronavírus. As equipes do Controle Urbano também realizaram a distribuição de máscaras para os cidadãos e orientaram as pessoas sobre a necessidade do isolamento social.
Os comércios poderão voltar às atividades, após o cumprimento autorização do Governo do Estado, caso não tenham sua licença de funcionamento cassada. A partir de sábado (16), quando entrará em vigor um novo decreto estadual estabelecendo uma quarentena mais rígida, a prefeitura vai interditar as lojas que reincidirem nas irregularidades - para tal, contará com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar.
De acordo com a secretária de Planejamento, Meio Ambiente e Orçamento Participativo do município, Eliana Viana, a preocupação é com o fluxo de pessoas que vão a esses locais que descumprem a quarentena. “Nosso objetivo não é penalizar o comerciante, mas proteger a população camaragibense contra a covid-19 que tem feito cada vez mais vítimas, não só na nossa cidade, mas no mundo”, destacou.
A prefeitura de Camaragibe está realizando ações constantes, através de agentes, para conscientização e fiscalização de ambulantes e comércios não essenciais espalhados por vários pontos do município que não estão cumprindo a quarentena estipulada.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.