Profissionais de saúde ganham alojamento no Recife para passar pandemia do coronavírus; cadastro começa no sábado (16)

Alojamento começa a operar na segunda-feira (18)
Maria Lígia Barros
Publicado em 15/05/2020 às 12:12
Alojamento para profissionais de saúde começa a funcionar na segunda (18) Foto: TIÃO SIQUEIRA/ JC IMAGEM


Um dia antes de passar a vigorar a quarentena em Pernambuco, os profissionais da rede municipal de saúde do Recife ganham um alento. Um alojamento voltado para os servidores que trabalham no combate à pandemia do novo coronavírus foi entregue nesta sexta-feira (15) e vai começar a operar na segunda-feira (18). O cadastro com as regras de convivência será publicado neste sábado (16) no Diário Oficial da Prefeitura do Recife. A seleção acontece no fim de semana.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jailson Correia, são 30 vagas para trabalhadores que moram com familiares do grupo de risco da covid-19 e precisam se afastar para protegê-los.
“Os critérios são as pessoas que estão na linha de frente lidando com a situação da covid-19, seja na Atenção Básica, seja no SAMU, seja numa unidade hospitalar dessa região da cidade (Centro e Zona Norte), e que convivam com parentes de 1º grau que tenham comorbidades”, explicou em entrevista à TV Jornal.

» Diretor da OMS sobre isolamento no Grande Recife: "Se deixar o coronavírus correr solto, vai morrer muita gente"

» Vereadora cobra que ônibus circulem com metade da capacidade de lotação no Recife

» Sindicato dos Bancários de Pernambuco denuncia o descaso das agências em adotar protocolos de prevenção ao coronavírus

“É uma oportunidade das pessoas ficarem mais tranquilas ao chegarem em casa e não terem essa dupla preocupação de contaminar quem está em casa”, comentou.

O abrigo foi montado em um anexo da da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), em Santo Amaro, próximo a unidades de saúde como o SAMU e às policlínicas Waldemar de Oliveira e Barros Lima, citou o secretário.

O equipamento possui quartos, sala de convivência, lavanderia e leitos de isolamento para quem apresentar sintomas da doença. “As pessoas vêm porque estão trabalhando assintomáticas, mas podem vir a adoecer durante a permanência nesse espaço. Se por acaso adoecerem, poderão aguardar o tempo de afastamento mesmo aqui, isolados em um quarto à parte”, contou Correia. 

TAGS
pernambuco coronavírus recife
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory