Após Pernambuco estabelecer uma quarentena mais rígida nos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata, a Prefeitura da capital pernambucana tem ido às ruas para fiscalizar as determinações do governo, que tem como objetivo impedir a disseminação ainda maior do coronavírus. Na manhã desta terça-feira (19), uma ação foi realizada em Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, no entorno da Feira Nova e do Mercado Público do bairro.
Mais de 100 profissionais da Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon), Guarda Municipal, Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb), Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e outros órgãos participaram da operação que teve início na tarde dessa terça-feira (18).
Durante toda ação, 18 estabelecimentos foram interditados por não se enquadrarem como serviços essenciais, como barbearias, sementeira, lava-jato, marcenaria, lojas de conserto de celulares e outros. Já 36 estabelecimentos de serviços essenciais como farmácias, mercados e açougues, ao serem notificados para que cumpram as medidas do decreto, se adequaram imediatamente, e, por isso, puderam continuar abertos.
De acordo com a Prefeitura da cidade, mais 70 visitas de orientação e verificação foram realizadas, tendo a fiscalização encontrado tudo de acordo com o decreto. A ação se soma ao ordenamento do comércio no largo comercial de Casa Amarela, também na Zona Norte do Recife, onde 22 estabelecimentos foram notificados.
Equipes da Prefeitura do Recife também fizeram o controle da entrada de pessoas no Mercado Público de Nova Descoberta e fizeram a distribuição de duas mil máscaras, álcool em gel, além de ordenarem filas.
O Projeto Arte que Cura também fez parte da ação com a Campanha Varal do Bem. No local, foi montado um dispositivo itinerante, com máscaras gratuitas para a população. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), que tem feito ações de incentivo à população através das artes.
A CTTU montou uma operação em três pontos fixos no entorno do Mercado de Nova Descoberta para fiscalizar o cumprimento da medida de restrição de circulação de veículos. Os agentes abordaram os condutores e, no caso de ação em desacordo com o decreto estadual, os cidadãos foram orientados a retornar para casa.
Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) e outros profissionais das equipes da Vigilância Ambiental do Recife desinfectaram a área do Largo de Nova Descoberta. A sanitização consiste na aplicação de um desinfetante com ação viricida de alto nível, cuja ação tem início em até cinco minutos e o efeito residual atua por 24 horas.