Com as visitas presenciais suspensas desde o dia 20 de março por causa da pandemia do novo coronavírus, os presídios de Pernambuco estão utilizando uma saída virtual para que os detentos possam ter contato com as famílias. Atualmente, 14 unidades prisionais executam o projeto 'Visita Virtual da Família', que atende a uma resolução nacional para minimizar os impactos do distanciamento das famílias no período da pandemia. De acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), o número de visitas virtuais aumentou de 57 para 735 em pouco mais de uma semana.
» Unidades prisionais de Pernambuco recebem equipamento para visitas familiares virtuais
» Coronavírus: detentos terão videoaudiências com advogados em Pernambuco
» Conselho veta contêineres para presos com covid-19
A Visita Virtual da Família acontece uma vez por semana, em uma sala reservada, onde fica o tablete ou celular utilizado para a chamada, tem duração de até três minutos, sempre sob supervisão. Os dias e horários são definidos de acordo com a rotina da unidade.
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, afirma que a medida reforça as ações tomadas pelo Governo de Pernambuco para resguardar a saúde dos policiais penais, presos e seus familiares. “Ainda não há previsão para a liberação das visitas e vamos implantar a comunicação virtual em 100% das unidades prisionais, faremos o que for possível para aliviar essa ausência e distanciamento”, disse.
A Gerência de Tecnologia da Informação da Seres é responsável pela instalação, coordenação e suporte das videochamadas.
Antes da pandemia, por fim de semana, a Seres registrava cerca de 25 mil visitas presenciais no sábado (encontro conjugal) e domingo (familiar), nas 23 unidades prisionais em todo o Estado.
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Seres informa que vem tomando diversas medidas de enfrentamento para evitar a disseminação da Covid-19 como higienização das sacolas e produtos levados pelos familiares aos presos, suspensão de visitas por tempo indeterminado em todas as unidades prisionais, confecção de máscaras nas unidades para uso interno, suspensão das saídas temporárias dos presos do regime semiaberto e uso obrigatório de máscaras, após a doação de mais de 60 mil unidades deste Equipamento de Proteção Individual (EPI).
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.