Maior parte das igrejas segue fechada em primeiro dia de reabertura de templos

O governo do Estado autorizou a retomada presencial das atividades religiosas na semana passada
Amanda Rainheri
Publicado em 22/06/2020 às 19:04
A igreja foi construída no século XVIII Foto: SECOM OLINDA


Embora o governo do Estado tenha liberado a abertura de igrejas e templos religiosos a partir desta segunda-feira (22), a maior parte desses locais permaneceu fechada para o público no primeiro dia de vigor da medida. Algumas entidades evangélicas abriram as portas já nesta segunda-feira para uma pequena quantidade de fiéis e outras devem retomar os cultos presenciais ainda nesta semana. Lideranças religiosas ouvidas pela reportagem, no entanto, argumentam que o momento é de cautela para a retomada das atividades em meio à pandemia do novo coronavírus (covid-19). 

>> Confira o painel de casos de covid-19 em Pernambuco

>> Governo de Pernambuco divulga data de liberação de templos religiosos

>> Confira as regras que valerão para as missas presenciais em igrejas católicas

A reportagem encontrou a Igreja Universal, localizada na Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro, área Central do Recife, em funcionamento parcial. Fiéis, que preferiram não se identificar, afirmaram que os cultos estavam acontecendo. Já a Assembleia de Deus, localizada na mesma avenida, estava fechada. Nas redes sociais, a igreja anuncia horários de cultos online.

A Igreja do Amor, localizada em Paulista, também anunciou nas redes sociais que terá seu primeiro culto presencial na quarta-feira (24). Para participar, é necessário fazer uma inscrição através do aplicativo da igreja. 

Para os católicos, a Arquidiocese de Olinda e Recife determinou a reabertura das igrejas a partir do próximo sábado (27). De acordo com o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, a decisão foi tomada para que as 143 paróquias consigam se adaptar à nova realidade, que exige uma série de medidas de distanciamento e higiene. "Precisamos nos reunir com responsabilidade, com muito amor e respeito às normas, para que este seja um momento de festa e não de tristeza porque alguém foi contaminado durante uma missa", disse.

Nem mesmo a Paróquia de São João, no bairro do Sancho, Zona Oeste da capital, abrirá na semana em que se celebra o dia do santo junino. As missas acontecerão nesta segunda e terça-feira (23) a partir das 19h e na quarta-feira (24), dia de São João, às 10h, com a presença de dom Fernando Saburido. As celebrações serão transmitidas online através do canal da paróquia no Youtube.

Presidente da Convenção Batista de Pernambuco, o pastor Alberto Freitas argumentou que o momento é muito mais de cuidado do que de incentivo para que os fiéis voltem a frequentar os cultos. "Nossa opção foi manter os cultos online, apenas com uma equipe pequena podendo ir até a igreja para a filmagem. Estamos monitorando o que acontece em outros Estados. Em Curitiba, por exemplo, houve a abertura e a prefeitura suspendeu em seguida. É preciso acompanhar qual o resultado dessas aberturas para que a gente possa retomar as atividades", avalia ele, que é pastor da Igreja Batista Emanuel, em Boa Viagem, Zona Sul da capital. 

Dom Alexandre Ximenes, bispo da Catedral da Reconciliação, de vertente Episcopal Carismática, afirmou que a igreja está avaliando como se dará o reinício presencial. "Também iniciamos algumas reformas e reparos na catedral e estamos aproveitando a pausa para concluí-los. No entanto, estamos todos muito desejosos quanto ao retorno", afirmou. Enquanto os encontros presenciais não são retomados, os cultos seguem segundo transmitidos pela internet. 

TAGS
pernambuco coronavírus covid-19
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory