Em Olinda, o Programa Nacional de Imunização (PNI) instalou um posto volante na orla de Bairro Novo, próximo à praça do antigo Quartel do Exécito Brasileiro, nesta segunda-feira (6). O local foi montado para imunizar crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias de idade contra a Influenza. A vacinação acontece das 8h às 11h30, e das 14h às 16h. O posto volante funcionará até a sexta-feira (10).
>> Mesmo com fim da Campanha contra Gripe, vacinação continua em Recife, Olinda e Jaboatão
De acordo com Roberta Alcântara, Coordenadora do PNI, a estratégia de levar a imunização para lugares de uso comum na cidade se deu por conta da baixa adesão dos pais e responsáveis em levar as crianças para se vacinarem.
"A vacina permanece disponível em todas as Unidades, mas nós tivemos baixa adesão das crianças, ou seja, dos senhores pais e responsáveis em levar seus pequenos para vacinar. Por isso resolvemos montar esta estratégia com o intuito de vacinar o maior número de crianças e outro público-alvo tardio", explicou.
Em Olinda, existem 28.500 crianças com idades de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias. A meta de 90% de imunização deste grupo ainda não foi atingida.
Também durante esta semana, de segunda (6) à sexta-feira (10), das 14h às 17h, terá um ponto de vacinação contra a gripe especificamente para crianças, no Shopping Patteo, em Bairro Novo.
O ponto de vacinação foi instalado na praça de eventos do shopping, no andar térreo. Para ter acesso ao local, é importante seguir as regras da obrigatoriedade do uso de máscara, exceto para crianças menores de dois anos; manter a distância de no mínimo 1,5 m para outros clientes; evitar contato com superfícies de uso comum; e o acesso de pedestres está concentrado nas portarias principal e de interligação ao Big Bompreço.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe se encerrou na última terça-feira (30) em todo País, mas alguns municípios, que ainda dispõe de doses no estoque, foram orientados pelo Ministério da Saúde (MS) a liberarem a imunização para o público prioritário por mais um tempo. É o caso de Olinda, que prossegue com a vacinação desde a última quarta-feira (1º) e vai até o dia 24 de julho, nas 50 unidades de saúde da cidade.
Terão prioridade na imunização nos próximos dias os seguintes grupos:
- Adultos com 55 a 59 anos
- Crianças de 6 meses a 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
- Gestantes
- Puérperas (mulheres que tiveram um filho nos últimos 45 dias)
- Deficientes