Com informações da TV Jornal
Com o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), localizado na Rua da Aurora, no Centro do Recife, fechado devido à pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas que compareceram ao local, nesta terça-feira (14), em busca de informações sobre emissão da carteira de identidade foram surpreendidas com a informação de que o documento não era mais emitido no local. Isso porque diante das inúmeras reclamações relacionadas a dificuldade no agendamento feito pelo site, foi montado um mutirão em parceria com a Secretaria de Educação, em que o atendimento será feito exclusivamente no colégio Ginásio Pernambucano, na área Central da capital do Estado.
Quem estava no Instituto recebeu uma ficha e foi encaminhada ao colégio. Já no Ginásio Pernambucano, foi montada uma estrutura para atender as pessoas a partir das 8h. No entanto, bem antes desse horário as filas para atendimento já estavam grandes. De um lado, estavam as pessoas que pegaram a ficha e do outro, as que só tomaram conhecimento da ficha no local.
O atendimento do mutirão será realizado de segunda a sexta, das 8h às 17h. De acordo com a direção do IITB, serão oferecidas 400 vagas por dia ao público. A partir desta quarta-feira (15) o atendimento só irá ocorrer após o agendamento feito pelo site do IITB. Após a coleta de dados ser feita no Ginásio Pernambuco, a retirada do documento ocorrerá oito dias depois, na Escola Sizenando Silveira, na Avenida Mário Melo, também localizada no bairro de Santo Amaro.
“É uma forma que encontramos de ampliar o acesso e reduzir a demanda reprimida até o retorno completo das atividades do IITB e unidades do Expresso Cidadão, conforme o Plano Estadual de Convivência com a Covid-19. Importante dizer que estamos adotando os cuidados necessários para manter o distanciamento e prevenir a transmissão do coronavírus. Além de uma triagem na porta da escola para que sejam atendidas as pessoas que fizeram o agendamento, os funcionários estão devidamente paramentados com equipamentos de proteção individual e abastecidos com produtos de higienização”, explicou o gestor do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), Pablo Carvalho.
Para ser atendida dentro de uma da escola, é necessário que a pessoa leve a certidão de nascimento ou certidão de casamento (documento original). A primeira via do documento é gratuita, já na emissão da segunda via é necessário pagar uma taxa (DAE) no valor de R$ 23,35. O boleto para pagamento é emitido no site após o agendamento.