Paulo Câmara confirma desaceleração do coronavírus, mas pede colaboração para que reabertura avance em Pernambuco

"Por mais que mantenhamos uma fiscalização atuante, só continuaremos avançando no Plano de Convivência se cada um fizer a sua parte. Usar máscara de proteção, redobrar os cuidados com a higienização das mãos e manter o distanciamento são medidas importantes", disse o governador
Amanda Azevedo
Publicado em 20/07/2020 às 19:05
"Não saímos da emergência, ela continua, mas está aliada a convivência", disse o governador em seminário promovido pelo Lika-UFPE Foto: REPRODUÇÃO DE VÍDEO


Em pronunciamento nesta segunda-feira (20), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), confirmou que o número de vítimas do coronavírus no Estado permanece em queda, passados quatro meses dos primeiros registros de casos. Apesar da retração da covid-19, mais acentuada no Grande Recife e Zona da Mata, o gestor alertou sobre a necessidade de cumprir de forma rígida o protocolo sanitário para que o plano de reabertura das atividades continue avançando.

>> O novo normal dos restaurantes do Grande Recife após reabertura

>> Academias no Grande Recife reabrem sob rígido protocolo sanitário

"Por mais que mantenhamos uma fiscalização atuante, só continuaremos avançando no Plano de Convivência se cada um fizer a sua parte. Usar máscara de proteção, redobrar os cuidados com a higienização das mãos e manter o distanciamento são medidas importantes, que devem estar incorporadas ao cotidiano de todos", afirmou o chefe do Executivo estadual.

Nesta segunda-feira (20), a Região Metropolitana do Recife (RMR) e a Zona da Mata retomaram o funcionamento de serviços de alimentação, com horário reduzido, e a reabertura de academias de ginástica, com novos protocolos.

Queda no número de vítimas da covid-19 no Estado

Após reunir o Gabinete de Crise, a gestão estadual confirmou mais uma semana de redução no total de óbitos provocados pelo coronavírus em Pernambuco. "Se nos detivermos ao número de mortes mês a mês, fica claro que o mês de maio registrou o pico mais alto da doença no Estado e, desde então, temos notado uma diminuição expressiva na quantidade de vítimas da covid-19", disse o governador.

Dividindo as quatro macrorregiões de Pernambuco, percebe-se que a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata demonstram uma redução consistente no número de casos, enquanto o Agreste e o Sertão precisam de mais cuidado.

"No próximo sábado (25), vamos abrir novos leitos de UTI nos municípios de Serra Talhada e Petrolina, por exemplo, para seguir reforçando a rede de saúde também no Sertão", afirmou Paulo Câmara. Novos leitos que já foram abertos nos municípios de Caruaru e Bezerros estão em operação para atender a população do Agreste e diminuir a taxa de ocupação de leitos naquela região.


 

 

TAGS
pernambuco covid-19 Coronavírus
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory