O Movimento Independente Sem Teto (MIST) realizou, na manhã desta quarta-feira (22), um ato público em frente à Prefeitura de Olinda, no Grande Recife. De acordo com o movimento, o protesto teve como objetivo central cobrar para que o atual prefeito da cidade, professor Lupércio, estabeleça um diálogo com as famílias pertencentes ao coletivo.
>>Sem renda e sem auxílio emergencial, motoristas do transporte escolar do Recife apelam por ajuda
Segundo Josidete Barbosa, coordenadora do MIST, o movimento representa mais de três mil famílias que estão na luta por moradia em Olinda. "São mais de três mil famílias cadastradas e militantes na luta por moradia, que tem atuação direta neste município com ocupações e construção de habitacional", revelou.
De acordo com o MIST, um acordo foi feito com a prefeitura, desde a gestão anterior, com Renildo Calheiros (PCdoB), de que 100 famílias residentes da ocupação 'Pai da Mata' seriam distribuídas em conjuntos habitacionais do município, no entanto, o compromisso não foi honrado pelo atual prefeito do município.
"Desde a gestão passada, cem famílias ficaram com compromisso de gestão de irem para os habitacionais de Água Fria e Sapucaia, mas agora, por retaliações políticas, essas famílias foram retiradas do cadastro. Hoje elas estão sem moradia e até mesmo sem o auxílio moradia", revelou Maria Helena Fernandes, assistente social do MIST.
Além da demanda de implementação de políticas públicas de moradia, o protesto desta quarta reivindicou por melhora nos serviços de educação, saúde, saneamento básico e coleta de lixo. O desenvolvimento de programas socioculturais também esteve na pauta.
No ato, também foi cobrada a finalização da obra, que se arrasta há cerca de quatro anos, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rio Doce. Em novembro do ano passado, a prefeitura já havia prometido que a entrega da Unidade aconteceria em abril de 2020, o que não aconteceu.
Em nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Olinda informou à reportagem do JC que uma reunião entre representantes do MIST e o prefeito Lupércio será realizada na quinta-feira (23) para maiores esclarecimentos. O local e a hora deste encontro ainda não foi definido.
A Prefeitura não comentou sobre o atraso na finalização da UPA de Rio Doce, nem sobre as demais reivindicações feitas pelo MIST no ato público desta quarta.