educação

Matrículas para semestre online da UFPE começam neste fim de semana; saiba com fazer

As aulas terão início no dia 17 de agosto

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 07/08/2020 às 19:01 | Atualizado em 07/08/2020 às 19:20
Arnaldo Carvalho/JC Imagem
Devido à pandemia do novo coronavírus, as aulas ofertadas pela UFPE serão exclusivamente online - FOTO: Arnaldo Carvalho/JC Imagem

Depois de passar um tempo sem aulas devido à pandemia do novo coronavírus, alunos dos cursos de graduação dos campi Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que desejam se inscrever no Semestre Letivo Suplementar 2020.3 podem realizar matrícula a partir deste sábado (8) até a próxima quarta-feira (12). As aulas, que serão exclusivamente online, terão início no dia 17 de agosto.

As matrículas devem ser feitas pelos alunos por meio do Siga, plataforma responsável  por gerenciar os processos institucionais de ensino, de acordo com a graduação cursada. Alunos vinculados aos cursos dos Centros de Artes e Comunicação (CAC), de Ciências Jurídicas (CCJ), de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), de Educação (CE), de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), do Campus Recife, e do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) podem fazer a inscrição já a partir deste sábado.

Já os estudantes vinculados aos cursos dos Centros de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), de Biociências (CB), de Ciências da Saúde (CCS), de Ciências Médicas (CCM), de Informática (CIn) e de Tecnologia e Geociências (CTG), do Campus Recife, e do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru, devem realizar matrícula a partir do domingo (9).

O edital de matrícula pode ser conferido na página da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em que também é possível consultar o Guia do Estudante relativo ao Calendário Acadêmico Suplementar 2020.3. Não haverá matrícula de retardatários nem prazo para modificação e correção de matrícula.

O semestre não é obrigatório, portanto se o aluno quiser optar pelo retorno após a pandemia poderá fazê-lo. As aprovações nesse semestre serão computadas quando voltarem as aulas presenciais na UFPE e as reprovações não entrarão no currículo do estudante. 

Inclusão digital

A partir deste sábado (8) também estão abertas inscrições para a a seleção de estudantes para inclusão digital. De acordo com a UFPE, o edital de cadastro e seleção tem como objetivo realizar a inclusão digital dos estudantes de graduação presencial em situação de vulnerabilidade socioeconômica da instituição para democratizar as condições de participação nas atividades acadêmicas remotas síncronas e assíncronas do semestre suplementar. Interessados devem preencher o formulário de inscrição.

As candidaturas devem ser feitas na modalidade de apenas concessão de dados móveis; apenas comodato de equipamento eletrônico; e concessão de dados móveis e comodato de equipamento eletrônico. O resultado da seleção dos estudantes com inscrições validadas e em ordem de classificação prioritária será divulgado no dia 14 de agosto.

Poderão concorrer às vagas os alunos que atenderem ao menos um dos seguintes critérios: ser beneficiário/a dos Programas de Assistência Estudantil vinculados à Proaes (Programa de Bolsa Nível, Programa Moradia, isentos dos Restaurantes Universitários); ter ingressado na UFPE nas vagas reservadas pela lei de cotas (candidatos ingressantes com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio e/ou estudante de escola pública); e ter ingressado na UFPE nas vagas de ampla concorrência e apresentar renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.


 

Comentários

Últimas notícias