Até o dia 13 de setembro, várias lojas estão oferecendo descontos aos clientes de todo o País. A Semana do Brasil teve início na última quinta-feira (3) e foi pensada para ser "a primeira data comemorativa do varejo após a reabertura do comércio", segundo o governo federal. No entanto, em épocas assim, são comuns as queixas de clientes que informam que as lojas não cumprem o que prometeram. Por conta disso, o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) Recife orienta os clientes a prestarem atenção em alguns detalhes.
>> "Black Friday nacional": Semana do Brasil começa nesta quinta-feira (3) com descontos
>> Semana do Brasil promete descontos no comércio mas não empolga comerciantes
"Saiba que a loja não pode cancelar o pedido após a finalização da compra, nem cobrar um preço mais alto do que o anunciado ou entregar o produto fora do prazo combinado. Esses são os três problemas mais comuns nesse tipo de ação promocional", explicou a presidente do Procon Recife, Ana Paula Jardim.
Além disso, há casos em que o site da loja oferta um produto com preço muito bom, mas depois cancela a venda e, quando o consumidor tentar comprar novamente, o valor estará mais caro. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, isso é uma estratégia recorrente de lojas online, mas caracteriza descumprimento de oferta.
O mesmo é válido para a entrega do produto em um prazo diferente do que estipulado anteriormente. O Procon Recife orienta para aos clientes que, em casos como esse, exigirem entre o cumprimento forçado da entrega, outro produto equivalente, ou pela desistência da compra, sendo restituído o dinheiro já pago, incluindo o frente. As mesmas opções são válidas para casos de eventuais perdas e danos recorrentes da demora.
Para fazer reclamações ou tirar dúvidas, o consumidor pode entrar em contato com o Procon Recife através do email procon@recife.pe.gov.br e pelas redes sociais do órgão (@proconrecife).
A Semana do Brasil se assemelha à conhecida 'Black Friday', e é promovida pelo governo federal em parceria com varejistas brasileiros. O objetivo é que seja a "a primeira data comemorativa do varejo após a reabertura do comércio". O evento conta com a participação de lojas físicas e em formato e-commerce. A lista completa dos estabelecimentos pode ser conferida no site.
Em Pernambuco, shoppings como Guararapes, Recife e Patteo Olinda aderiram ao evento. A Semana do Brasil 2020 não tem um site que concentra as principais ofertas nem garantia que os descontos são verdadeiros.