Moradores de Caruaru, no Agreste do Estado, relataram a ocorrência de tremores de terra na cidade em pelo menos dois momentos da noite desta terça-feira (8). Por conta de falhas geográficas da Placa Sul-Americana, a incidência de abalos é relativamente comum na região, mas não deixa de assustar a população.
Em menos de 12 horas, nove tremores de terra foram sentidos em Caruaru. O mais forte foi sentido às 11h18 com magnitude de 2 graus. Às 19h52, a magnitude foi de 1.5. Na madrugada desta quarta-feira (9), a terra voltou a tremer por duas vezes, com magnitude de 1.8. De acordo com o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, os outros tremores tiveram magnitude baixa de 1.5. A estação sismológica também registrou uma explosão e uma pedreira com magnitude de 1.7.
>> Por que ocorrem tremores de terra em Pernambuco?
Nas redes sociais, há relatos de tremores em localidades como Nova Caruaru, São Francisco, Nossa Senhora das Dores, Indianópolis, São João da Escócia, José Carlos de Oliveira e Maurício de Nassau.
A professora Paloma Almeida, 34 anos, estava narrando o caso à reportagem do JC, por telefone, quando sentiu um novo tremor, por volta de 0h10. "Até já se tornou típico. Acabei de sentir um outro, um pouco mais fraco do que o anterior, que foi às 23h18. Geralmente não há danos, é mais o susto mesmo. Nas redes sociais, o que mais vemos é o pessoal brincando com a situação porque realmente é um susto muito grande", disse.
Caruaru culture para mim é sentir os tremor e todo mundo sair perguntando para os amigos: “SENTIRAM???”
— vitin? (@melodramaticvg) September 9, 2020
bicho que estrondo foi esse do nada aqui em caruaru pic.twitter.com/s57qtcPb0E
— ana (@4lmuniz) September 9, 2020
Caruaru tremeu ou foi só minha casa que quase desmorona?
— JP (@Jplyraa) September 9, 2020
Vixe um tremor em Caruaru
— ???? (@saulogusmao) September 9, 2020
finalmente tremor de terra em Caruaru de novo e eu estava presente, tava achando que era fic até agora
— xuralira (@julhalira) September 9, 2020
Outras ocorrências
No dia 27 de agosto, informações cedidas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) apontaram que dois tremores aconteceram em Caruaru, o primeiro às 3h01, com magnitude de 1.9, e o segundo às 3h19, com magnitude 1.8. No dia 23 de agosto, um tremor de magnitude 1.5 já havia abalado a cidade. Assim como na segunda-feira (24), quando o chão voltou a tremer, com magnitude de 1.7 graus na escala Richter.