Com informações da repórter Juliana Oliveira
Na manhã desta quinta-feira (10) um princípio de incêndio atingiu o antigo prédio do Diario de Pernambuco, localizado na Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife. O Corpo de Bombeiros, que foi acionado às 6h35, informou que o foco das chamas foi concentrado no quarto pavimento. Não houve vítimas.
“O fogo foi em um cômodo bem pequeno, próximo ao fosso do elevador que está desativado e era basicamente lixo queimando. O trabalho foi de basicamente conter a brasa e serviço de rescaldo, mas já foi controlado”, comenta capitão Junior. Foram encontrados fios de cobre e outros materiais no local.
O prédio foi construído em 1903 e há dois anos foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura como patrimônio histórico da rigorosa preservação. No entanto, está abandonado. Do lado de fora, janelas quebradas e portas abertas fora registradas. Até o relógio foi destruído.
Ainda não se sabe qual foi o motivo do incêndio, mas os indícios para o Corpo de Bombeiros é de que juntamente com o material entulhado, há pessoas que ocupam o prédio e podem acender fogo para usos diversos. “Elas podem ter queimado, desocuparam o prédio e não controlaram as chamas na saída”, acredita o capitão. O prédio vai ficar sob responsabilidade da guarda municipal.
Equipes da Polícia Militar e da Companhia Energética de Pernambuco (CELPE), que cortaram a energia no entorno do local, estiveram presente.