Com informações da repórter Mônica Ermírio, da TV Jornal
Um acidente grave assustou quem passava pela Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife, na manhã deste domingo (20). Um carro se chocou na traseira de outro, saiu da pista em direção à ciclovia e pista de cooper. Quatro pessoas ficaram feridas, sendo dois pedestres, um ciclista e a motorista de um dos carros envolvidos.
Tudo aconteceu nas proximidades do Primeiro Jardim, no bairro do Pina. O condutor de um veículo Hyundai Tucson acabou batendo na traseira de um Volkswagen Polo. Após a batida, ele acabou atingindo mais três pessoas na ciclovia e pista de cooper. Os feridos foram atendidos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros.
A condutora do Polo, de 36 anos, foi encaminhada ao Real Hospital Português (RHP), no bairro de Paissandu, área central do Recife. A assessoria do RHP disse que ela deu entrada na emergência do hospital e segue em observação. Outra vítima foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, e já teve alta, segundo a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde (SES). De acordo com o Samu, outra pessoa envolvida no acidente foi encaminhada para o Hospital Santa Joana, nas Graças, Zona Norte da cidade, mas a assessoria não informou sobre o estado de saúde. Já o Corpo de Bombeiros informou que atendeu uma das vítimas, que foi levada para o Hospital Unimed Recife, na Ilha do Leite, área central da capital. Ela foi atendida, mas não precisou de internamento e já recebeu alta.
O motorista da Tucson não sofreu um arranhão sequer. Ele tem 20 anos e não apresentava sinais de embriaguez. No entanto, não estava portando documento. Segundo o condutor, sua carteira foi furtada no momento do acidente.
Em nota, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) diz que recebeu com pesar a ocorrência do acidente, em que "um ciclista, dois pedestres e um condutor ficaram feridos depois que o carro saiu da pista, acessou a ciclovia, atingindo o ciclista, e a calçada". O órgão salientou que a via possui equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade em toda a sua extensão, calçadão largo para pedestres e uma rota ciclável do tipo ciclovia - ou seja, separada por elementos de concreto. "A CTTU realizou o teste de alcoolemia no condutor, e resultado foi negativo para álcool no sangue. O órgão tem colaborado com a investigação das causas do acidente."
A CTTU acrescentou ainda que tem avançado em políticas de aumento da rede cicloviária, espaços para pedestres, educação e fiscalização do trânsito, além da redução de velocidade regulamentada nas vias, e atitudes como essas fizeram o Recife diminuir em 53% o número de acidentes de trânsito com vítimas fatais entre 2012 e 2019.
A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer vai verificar se houve danos aos equipamentos de ginástica para, caso necessário, sejam realizados os reparos.