Hospital da Mulher do Recife retoma atendimentos em enfermarias após desativar leitos para covid

Os setores de Gestação de Alto Risco e de Cirurgia Ginecológica voltam a funcionar com 41 leitos
JC
Publicado em 13/10/2020 às 13:36
Nenhum estado brasileiro está com mais de 80% dos leitos de UTI para covid-19 ocupados no Sistema Único de Saúde (SUS) Foto: DIVULGAÇÃO/PCR/ANDREA RÊGO BARROS


O Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, Zona Oeste da capital pernambucana, reabre, nesta terça-feira (13), as enfermarias de Gestação de Alto Risco e de Cirurgia Ginecológica. Os atendimentos estavam suspensos desde 30 de março, quando a unidade de saúde realocou os leitos para atendimento dos pacientes com sintomas da covid-19. Agora, os dois setores voltam a funcionar com 41 leitos - 21 em cada.

De acordo com a diretora técnica do Hospital da Mulher do Recife, Cinthia Komuro, as cirurgias ginecológicas ficaram suspensas durante o período e as gestantes foram atendidas em outras alas do hospital, embora com demanda reprimida.

O retorno da enfermaria para gestações de alto risco vai contemplar "pacientes com pré-eclâmpsia (primeira causa de morte materna no Brasil e carro-chefe do hospital), diabetes gestacional, placenta prévia, problemas com o bebê etc", exemplificou. "Elas ficam internadas vários dias, até 2 meses a 3 meses, até o bebê nascer."

Já em relação à cirurgia, estão sendo retomados procedimentos como histerectomia por miomas e patologias uterinas, laqueaduras tubárias e cirurgias de colo de útero.

A primeira paciente a ser recebida nas enfermarias depois da reabertura foi Larry Pereira Campos, de 30 anos, internada na ala para gestações de alto risco. Grávida de 34 semanas, ela deu entrada no hospital no dia 3 de setembro depois de a bolsa romper. “Fiquei na sala de observação. Agora estou aguardando indução para semana que vem”, disse. É a primeira vez de Larry, moradora de Paulista, no HMR. “Tive uma boa impressão, gostei muito.”

Além das duas enfermarias, a Casa das Mães também teve atendimento suspenso para acolher os pacientes da covid-19. O serviço voltou desde agosto, com 20 leitos voltados para mães de bebês que precisam ficar internados na UTI.

DIVULGAÇÃO/HMR - Larry Pereira Campos, de 30 anos, foi a primeira paciente a ser recebida nas enfermarias reabertas

Atendimento

As duas enfermarias atendem através de encaminhamento de serviços de saúde da Prefeitura do Recife. No caso da Gestação de Alto Risco, as pacientes também são recebidas através da urgência do hospital.

TAGS
pernambuco saúde recife
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory