Na Zona da Mata Sul de Pernambuco, o Presídio de Vitória de Santo Antão (PVSA) implantou um projeto de iniciação musical para os reeducandos da instituição. Intitulado como Liberdade Musical, o projeto é conduzido por um interno da unidade, o músico Lucas Araújo.
Segundo a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, por meio de sua Executiva de Ressocialização, o objetivo do Liberdade Musical é despertar nas pessoas privadas de liberdade a sensibilidade para a música, tendo em vista que a arte se apresenta como uma alternativa ressocializadora.
As aulas acontecem três vezes por semana, durante as segundas, quartas e sextas-feiras, no horário das 13h às 14h30. As atividades são ministradas pelo reeducando Lucas Araújo e pelos músicos convidados Rodrigo Araújo e Geison Guedes.
Atualmente, 10 reeducandos participam do projeto que utiliza instrumentos de cordas e percussão nas aulas. O repertório escolhido para ensinar varia entre MPB, rock nacional e gospel. “A ideia é despertar neles o amor pela música, com o intuito de semear esperança e promover sua reinserção social”, destacou o gerente do PVSA, Emanuel Lima.