Entre os dias 26 e 30 de outubro, com o objetivo de estimular a redução do lixo destinado aos aterros sanitários de todo o país, o Recife se dedica à "Semana Municipal do Lixo Zero", iniciativa fundada pela organização civil Instituto Lixo Zero Brasil. A gestão municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, realiza uma campanha de coleta de equipamentos eletrônicos inutilizados pela população recifense, já que o descarte deste tipo de material exige determinados cuidados específicos.
Instalado no Econúcleo Jaqueira, localizado no Parque da Jaqueira, o posto de coleta irá receber pilhas, baterias, aparelhos de celular, notebooks, teclados, fios, mouses, impressoras e outros itens danificados ou em desuso. Todos os itens descartados serão destinados à empresa Reeecicle, que reaproveitará o material de forma sustentável. O descarte poderá ser feito por qualquer pessoa, das 08h às 12h, durante o período de vigência da campanha.
Por conter produtos tóxicos altamente poluentes em sua composição, o lixo eletrônico não pode ser descartado junto ao lixo comum, descartado diariamente. Além de mercúrio, chumbo e fósforo, tais materiais (processadores, capacitores e baterias) contém o cádmio, elemento químico cujo acúmulo no organismo pode acarretar em diversos problemas de saúde, como hipertensão e doenças cardiovasculares.
“Atualmente, é cada vez maior o número de aparelhos eletrônicos que são fabricados e consumidos pelas pessoas todos os dias e esses equipamentos acabam se tornando lixo eletrônico. A coleta desse material é uma ação de grande importância para o município. Esses equipamentos contaminam o meio ambiente por muitos anos se descartados de forma errada. Por isso, precisamos destiná-lo adequadamente para manter nosso ecossistema saudável”, explica o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho.