O soldado do 18º Batalhão da Polícia Militar Paulo Henrique Almeida Santos foi morto a tiros ao atender uma ocorrência na Rua do Campo, em Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, Grande Recife, por volta das 20h30, desta quarta-feira (21). Um dos suspeitos de envolvimento na morte do policial também foi morto durante buscas.
Segundo a Polícia Militar de Pernambuco, uma equipe do 18º BPM foi até o local verificar uma denúncia de disparo de arma de fogo, e, ao chegar, foi recebida a tiros. Assim, o soldado foi atingido. Ele chegou a ser levado ao Hospital Dom Helder Câmara, mas não resistiu ao ferimento e faleceu às 22h45.
Em busca dos agressores, a corporação seguiu em diligências. Na madrugada desta quinta-feira (23), uma equipe do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) deparou-se com três suspeitos de terem participação na morte do policial. A PM conta que, ao perceberem a presença da guarnição, o trio efetuou disparos contra o efetivo, que revidou. Assim, um dos indivíduos foi baleado, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
Os outros suspeitos conseguiram se evadir. Posteriormente, dois deles foram detidos pelo 18º BPM e Radiopatrulha e levados para a sede do Departamento de Homicidios e Proteção a Pessoa (DHPP) para adoção das medidas cabíveis.
Já a Polícia Civil de Pernambuco informou que instaurou inquérito do homicídio que vitimou o policial, além de que a 14ª Delegacia de Homicídios está investigando o caso e se pronunciará ao final do procedimento policial.
A Polícia Militar divulgou uma nota de pesar lamentando o falecimento do soldado. Nela, conta que o militar ingressou na PMPE em 2018, mas que deixou sua passagem marcada "pela bravura e pelo companheirismo" e que será lembrado "pelo orgulho e pela dedicação que fizeram de sua farda uma segunda pele, em defesa da sociedade pernambucana."
A corporação conta que fará as honras fúnebres ao policial na frente do Quartel do Comando Geral nesta quinta-feira, às 14h, "como forma de despedida e reconhecimento por haver tombado no cumprimento do dever".
O velório e o sepultamento ocorrem nesta sexta-feira (23), às 15h, no cemitério Memorial Jardim das Flores, em Feira de Santana, na Bahia, onde o PM nasceu. Ele deixa dois filhos.