Moradores da zona rural do município do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, recebem, desde o dia 5 de outubro, a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos. A estimativa é vacinar seis mil cães e gatos existentes no local.
A zona rural foi priorizada por recomendação da Secretaria Estadual de Saúde devido a proximidade com municípios que registraram casos de raiva animal nos últimos quatros anos.
Durante a ação, equipes de zoonoses tem feito o trabalho de forma domiciliar, indo de casa em casa para aplicar a vacina. De acordo com a prefeitura do município, até a última terça-feira (20), 10 dos 96 engenhos do Cabo foram visitados. Pelo grande número de engenhos, o Cabo deve manter a vacinação antirrábica até o início de 2021.
No bairro de Juçaral, local com grande população de cães e gatos, será adotada a estratégia de postos fixos, ou seja, o proprietário e/ou responsável irá conduzir o animal de estimação até o posto de vacinação na Praça Principal e no posto de saúde, para que ele possa receber a dose da vacina.
A raiva é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida de animais para o ser humano, bastante grave. A doença afeta o sistema nervoso central e mata em quase 100% dos casos, tanto as pessoas quanto os animais. A doença viral e infecciosa pode ser transmitida pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordida, lambida ou arranhão. Os cachorros com raiva costumam ficar agressivos ou tristonhos, com salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras.