Com informações de Leonardo Vasconcelos, da TV Jornal
Um incêndio atingiu entulhos e uma área verde próxima a uma barreira no bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, antes da descida do Olho D'Água, no fim da tarde dessa terça-feira (27). Por pouco, o fogo não atingiu as casas ao redor. Na manhã desta quarta-feira (28), ainda havia fumaça no terreno.
O Corpo de Bombeiros conta que foi acionado às 17h11 para o incidente, e que não sabe o que gerou o fogo, controlado por volta das 19h30.Não houve feridos.
As imagens enviadas para a produção da TV Jornal mostram a proporção que o fogo tomou, deixando todo mundo assustado. A dona de casa Odete Gonçalves, que mora próximo ao local, contou que a fuligem chegou até a sua casa. "Fiquei agoniada porque a gente já usa máscara, idosa, já fica sufocada. Fui subindo a ladeira bem devagarinho. Quando cheguei em casa ela estava cheia de fuligem, em cima da cama e dos móveis", disse.
Segundo moradores, o incêndio teria sido provocado intencionalmente. "Isso prejudica muitas coisas, até as fiações, é arriscado acontecer outras coisas piores. Quem tem responsabilidade não faz isso, não", disse a dona de casa Maria Marques.
Os bombeiros alertam para os riscos desse tipo de prática. "O incêndio em áreas de barreira tem grandes riscos, entre eles a danificação da vegetação de proteção da barreira, aumentando a probabilidade de desmoronamento, o fogo pode perder o controle e atingir residências próximas, ou a parte elétrica, hidráulica, de redes, trazendo um dano maior à sociedade, de forma geral", explicou o tenente Hans Leal.
Caso veja um incêndio como o que ocorreu em Nova Descoberta, a orientação é não se aproximar e chamar a corporação. "Evitar a aproximação de populares, se quiser, afastar os populares, isolar e acionar a equipe do Corpo de Bombeiros através do 193", orientou o tenente.