Às vésperas do Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, a movimentação no Cemitério de Santo Amaro, na área Central do Recife, foi tranquila neste domingo (1º). O fluxo maior de visitantes foi registrado durante a manhã, de acordo com funcionários.
No maior cemitério do Recife, o clima era de preparação. No início da tarde, funcionários realizavam a varrição e a limpeza de túmulos e lápides, que devem receber centenas de visitantes nesta segunda-feira. A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), que administra o cemitério, informou que serviços de reparos e manutenção foram realizados não só na unidade de Santo Amaro, mas nos demais cemitérios públicos do Recife.
Em um dos túmulos mais visitados do cemitério de Santo Amaro durante o Dia de Finados, o da Menina Sem Nome, já era possível encontrar brinquedos, doces, placas e cartas de agradecimento. O local atrai uma multidão de devotos todos os anos é associado a milagres e graças alcançadas.
Este ano, a pandemia do novo coronavírus (covid-19) modificou a visitação. As missas que marcam a data estão suspensas para evitar aglomerações. Também é obrigatório o uso de máscaras para acessar os cemitérios e o respeito aos protocolos de distanciamento e higiene para evitar a disseminação da doença.