Em comemoração ao mês de Consciência Negra, Pernambuco contará com uma programação especial. Neste ano, o tema escolhido foi “Ona Agbon- Caminho da Sabedoria. Um diálogo dos negros para a sociedade na década afrodescendente”.
Durante todas as quartas-feiras de novembro, serão realizados diálogos com personalidades negras. Os encontros que serão realizados a partir das 16h, via Zoom, e terão temáticas como Educação, Direitos Humanos, Juventude, Mulheres e LGBTQI+, Desenvolvimento Social da População Negra.
“Discutir políticas públicas para a população negra é primordial para construção de uma sociedade antirracista, justa, e com igualdade social. Como Estado, devemos garantir os direitos das negras e negros em todas as áreas e assegurar a equidade de condições sociais para todas e todos”, lembra o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes.
Dia 04/11- Temática Educação/Étnico Racial
Mediador- Arnaldo Filho (Professor; Assessor de Políticas Sociais – SEPDS, Graduado em Pedagogia, Pós em Psicopedagogia – UVA-C, Coordenador de Articulação MNU-PE)
Josebias Santos (Coordenador do Fórum de Educação e Diversidade étnico-racial de Pernambuco, Professor de História da Rede Estadual de Ensino, Especialista em Promoção da Igualdade Racial na Educação da Fundação Joaquim Nabuco; Coordenador da Unidade de Educação das Relações Étnico-Raciais (Secretaria de Educação de Pernambuco)
Marília Oliveira- (Gestora da Escola Municipal Reitor João Alfredo; Graduada em Ciências Biológicas pela UFRPE; Especialização em Ecologia e Meio Ambiente; Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar e Mestra em Gestão e Politicas Ambientais UFPE)
Adriana Demétrio Dias da Silva- (Professora da Escola Municipal Professora Almerinda Umbelino de Barros; Graduada em Letras/Inglês; Especialista Gestão e política para Juventude e coordenação Pedagógica)
Juliana Pereira- (Gestora da Escola Municipal Divino Espírito Santo; Graduada em Pedagogia -UNICAP; Especialista em Gestão e R.H. na Educação pela FAFIRE e Mestra em linguagem e Ensino -UFPB)
Dia (11/11)- Temática Mulheres e LGBTQI+
Dia (18/11)- Temática Juventude Negra e Direitos Humanos
Dia (25/11)- Temática Desenvolvimento Social da População Negra
A data passou a fazer parte do calendário nacional desde 2011. O 20 de novembro faz referência a Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros do Brasil a lutar pela libertação do povo contra o sistema escravista. A data se tornou símbolo de luta para a população afrodescendente no país contra opressão, racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afrobrasileira. Além disso, deu protagonismo para o espaço de fala em fóruns, debates e outras atividades nacionais.
A Assembleia Geral da ONU proclamou o período entre 2015 e 2024 como a década Internacional de Afrodescendentes. Sendo assim, a comunidade internacional reconhece que os povos afrodescendentes representam um grupo distinto cujos direitos humanos precisam ser promovidos, protegidos e preservados.