No mês de conscientização para a necessidade dos exames de próstata, o chamado Novembro Azul, a Secretaria de Saúde de Ipojuca programou ações junto ao núcleo de saúde da família para debater com a população as prevenções relacionadas ao câncer e outros cuidados que o homem deve ter para garantir a vida saudável.
As ações foram iniciadas no distrito de Camela. Segundo a gerente de Atenção Básica da Secretaria jc Municipal de Saúde, Gilcele Marília, o projeto tem como principal viés mostrar aos cidadãos alguns conceitos de vida saudável, que passam por alimentação saudável, necessidade de atividade física e os riscos do tabagismo e bebida alcoólica.
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata só perde pro câncer de pele quando o assunto é frequência de casos nos homens. A doença é normalmente diagnosticada em homens mais velhos, 6 de cada 10 casos são em homens com mais de 65 anos de idade. O câncer de próstata não apresenta sintomas aparentes, mas quando alguns sinais aparecem, é bem possível que o tumor já esteja em estado avançado, o que dificulta a cura do mesmo. Por isso o exame anual é necessário, pois ajuda a diagnosticar o possível problema e tratar o mesmo da maneira correta.