Realizada tradicionalmente desde 1904, a Festa de Nossa Senhora da Conceição deste ano deverá ser diferente para os milhares de fiéis que costumam subir até o Morro da Conceição, localizado na Zona Norte do Recife. Por conta da pandemia da covid-19, o Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição realizará algumas ações sanitárias necessárias no combate da doença. Os detalhes sobre a operação, assim como a programação religiosa do festejo, serão divulgados na próxima segunda-feira (16).
Neste ano, será celebrada a 116º Festa do Morro. Comemorada no dia 8 de dezembro, a data é feriado municipal no Recife e em outra cidades do Brasil. A festividade costuma durar 11 dias, tendo início no dia 28 de novembro. Tradicionalmente, a celebração é encerrada com uma procissão de encerramento que sai da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, Bairro do Recife, até a Praça da Conceição, em um percurso de aproximadamente oito quilômetros.
A ida dos fiéis até o Morro para agradecer as bênçãos alcançadas ou pedir pela intercessão de Nossa Senhora da Conceição em novos pedidos já faz parte do calendário da capital pernambucana. Apesar de frequentar o local desde pequena, a costureira Fabiana Novaes, de 43 anos, afirma que, neste ano, as homenagens acontecerão de maneira diferente. O motivo é o receio de enfrentar aglomerações no percurso. Residente do bairro do Ibura, ela conta que o percurso até o local também seria uma dificuldade. "Pra sair daqui até o Morro a gente precisa pegar três ônibus e o metrô. Quando chega na cidade a gente ainda encontra muito ônibus indo para o lado de lá, mas antes disso eles sempre estão cheios", declara.