Seis pessoas autuadas em flagrante por suspeita de compra de votos em Pernambuco

As prisões aconteceram em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata pernambucana. Os dados são das 12 primeiras horas do domingo, segundo a SDS
JC
Publicado em 15/11/2020 às 14:38
Além das prisões em flagrante - a única forma que podem acontecer prisões no País no momento - a SDS conduziu 33 pessoas a delegacias de Polícia Civil do Estado para providências legais cabíveis. E outras 14 ocorrências policiais foram registradas no Sistema Operação Eleição Pernambuco (SOEPE) Foto: DIVULGAÇÃO


Balanço parcial da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) apontou a prisão em flagrante de seis pessoas suspeitas de estarem comprando votos em Vitória de Santo Antão, município da Zona da Mata de Pernambuco, a 46 quilômetros do Recife. Os dados são relativos às doze primeiras horas da operação criada pela segurança pública estadual para o domingo (15/11), primeiro turno das Eleições 2020.

"O plano de segurança para as eleições deste ano, pela sua capilaridade e esforço concentrado, já é a maior operação de segurança da história de Pernambuco, com 39.100 servidores mobilizados e delegacias em funcionamento em 184 municípios e Fernando de Noronha. Continuaremos vigilantes até o final da votação, apuração e também com policiamento presente às comemorações dos eleitos. Reiteramos o pedido para que a população exerça sua cidadania de forma pacífica e com tolerância às divergências", " - Antonio de Pádua, secretário de Defesa Social de Pernambuco

Além das prisões em flagrante - a única forma que podem acontecer prisões no País no momento - a SDS conduziu 33 pessoas a delegacias de Polícia Civil do Estado para providências legais cabíveis. E outras 14 ocorrências policiais foram registradas no Sistema Operação Eleição Pernambuco (SOEPE), criado para a Operação Eleições 2020.

Das 14 ocorrências, três foram por desobediência às instruções da Justiça Eleitoral, duas estavam relacionadas à propaganda ilegal de partidos e candidatos, um caso ficou configurado como prática de boca de urna e um local de votação sofreu queda de energia. As outras sete ocorrências tiveram relação com outros crimes eleitorais.

O secretário de Defesa Social Antonio de Pádua, fez uma avaliação positiva do período eleitoral até agora. "A eleição está transcorrendo tranquilamente e de forma ordeira em todo o Estado. As forças de segurança pública estão atuando de imediato em casos de crime eleitoral ou qualquer tipo de infração, e a Polícia Civil está apurando com rigor as denúncias”, garantiu.

Filipe Jordão/JC Imagem - Movimentação intensa dos eleitores no Recife

O secretário também destacou a dimensão do esforço policial devido à magnitude das eleições municipais. E lembrou, inclusive, que as polícias terão que estar atentas, também, para as comemorações dos eleitores depois que o resultado oficial for anunciado - previsão de, no máximo, cinco horas após o encerramento da votação, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “O plano de segurança para as eleições deste ano, pela sua capilaridade e esforço concentrado, já é a maior operação de segurança da história de Pernambuco, com 39.100 servidores mobilizados e delegacias em funcionamento em 184 municípios e Fernando de Noronha. Continuaremos vigilantes até o final da votação, apuração e também com policiamento presente às comemorações dos eleitos. Reiteramos o pedido para que a população exerça sua cidadania de forma pacífica e com tolerância às divergências", destacou o secretário.

NACIONAL
Em boletim divulgado ao meio-dia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que 13 candidatos foram presos até às 11h Outros dez foram flagrados em algum tipo de conduta irregular. O maior número de prisões se deu pela prática de boca de urna (7), seguida de divulgação de propaganda (5) e uso de alto-falante (1). Os estados com o maior número de candidatos presos são Minas Gerais (10), Goiás (4), Sergipe (4) e São Paulo (2).

TAGS
pernambuco Recife política eleições eleições 2020
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory