FESTA DE MOMO

Ponto facultativo do Carnaval está suspenso em Olinda e Jaboatão dos Guararapes

A suspensão segue a decisão do Governo do Estado de suspender o ponto facultativo como forma de prevenção do novo coronavírus

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 03/02/2021 às 15:32 | Atualizado em 03/02/2021 às 15:38
Notícia
X

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, anunciou nesta quarta-feira (3), que o ponto facultativo da terça-feira de Carnaval, no dia 16 de fevereiro, está suspenso no município. A Prefeitura de Olinda também informou, na terça-feira (2), que manterá o funcionamento das repartições públicas da rede municipal no período que seria reservado ao Carnaval. 

A decisão segue o direcionamento do Governo do Estado de suspender o ponto facultativo durante a Festa de Momo

>> Carnaval de 2021 é oficialmente suspenso em Pernambuco

>> Municípios pernambucanos poderão decidir entre manter ou não o ponto facultativo no período de Carnaval 2021

Com a suspensão do ponto facultativo na terça, o funcionamento de todos os órgãos municipais de Jaboatão será normal também na segunda-feira (15). De acordo com o prefeito Anderson Ferreira, o momento exige o compromisso da gestão com a população nos cuidados e prevenção contra a pandemia da covid-19. “Além de evitar aglomerações de pessoas em áreas públicas e nas praias, estamos intensificando a vacinação nos idosos e esse trabalho não pode parar”, destacou.

Outras cidades como Petrolina e Caruaru tomaram a mesma decisão. Confira a lista com os municípios que cancelaram o ponto facultativo do Carnaval 2021 em Pernambuco

Pernambuco

O Governo de Pernambuco suspendeu oficialmente o ponto facultativo de Carnaval 2021, confirmando o funcionamento normal das repartições estaduais durante a segunda (15) e terça-feira (16) de Momo. Os municípios do Estado possuem liberdade escolher acompanhar ou não o posicionamento estadual.

De acordo com o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, a decisão foi tomada por meio do comitê de enfrentamento à covid-19 com o intuito de evitar aglomerações, que contribuem para a disseminação da doença.

Rodrigo Novaes argumentou ainda que o Carnaval não era feriado antes mesmo da pandemia. "Os feriados são previstos em lei. E o Carnaval não era feriado mesmo antes da pandemia. Por isso, cada Estado pode deliberar da sua maneira. Pernambuco é o 15º Estado a suspender o ponto facultativo desses dois dias (segunda e terça-feira gorda)", explicou, na ocasião.

>> Sem vacina, após o Carnaval podemos não ter feriado da Semana Santa, São João e 7 de setembro

>> Sem feriado de Carnaval, Pernambuco perderá R$ 500 milhões em fevereiro

A iniciativa privada também terá a liberdade de escolher se vai funcionar ou não no período. Antes da pandemia, as empresas costumavam optava por seguir o serviço público, dando folga aos seus funcionários.

Tags

Autor