Ministro do Turismo diz que Bolsonaro manterá ponto facultativo na terça-feira de Carnaval 2021
A declaração foi dada em entrevista ao Passando a Limpo, da Rádio Jornal
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, afirmou na manhã desta quarta-feira (3) que o presidente Jair Bolsonaro não cancelou, nem vai cancelar o ponto facultativo da terça-feira (16) de Carnaval 2021. A declaração foi dada em entrevista ao Passando a Limpo, da Rádio Jornal.
>> MPPE aperta o cerco contra festas clandestinas de Carnaval em Pernambuco
>> Veja as cidades que cancelaram o ponto facultativo do Carnaval 2021 em Pernambuco
"O pessoal disse que talvez não tivesse o feriado de Carnaval. Eu estive com o presidente Bolsonaro semana passada, e o feriado de Carnaval vai ter. Alguns estados não estão decretando ponto facultativo durante o período de Carnaval, mas o presidente não vai fazer isso nos órgãos federais", explicou o ministro.
Em Pernambuco, porém, os órgãos estaduais funcionarão normalmente, já que o Governo do Estado divulgou decreto de suspensão do ponto facultativo. Os municípios, por sua vez, poderão escolher entre acompanhar ou não o posicionamento estadual.
>> Carnaval de 2021 é oficialmente suspenso em Pernambuco
>> Sem vacina, após o Carnaval podemos não ter feriado da Semana Santa, São João e 7 de setembro
>> Secretário de Turismo de Pernambuco reforça que o Carnaval não era feriado mesmo antes da pandemia
O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, anunciou a decisão de âmbito estadual em coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (28), quando informou que o Governo do Estado, por meio do comitê de enfrentamento à covid-19, tomou este posicionamento com o intuito de evitar aglomerações, que contribuem para a disseminação da covid-19 neste momento em que Pernambuco sofre com a alta no contágio.
Municípios
Após o decreto estadual, os municípios pernambucanos têm deliberado entre cancelar ou não o ponto facultativo. Petrolina, no Sertão, foi uma das primeiras cidades a divulgar decisão, optando por manter o ponto facultativo. Na última terça-feira (2), no entanto, voltou atrás e cancelou o "feriado".
Olinda, no Grande Recife; Nazaré da Mata, na Mata Norte; Caruaru e Garanhuns, no Agreste, também irão manter o funcionamento das repartições municipais. Já Bezerros, também no Agreste, decidiu continuar com o ponto facultativo.
A maior representante do Carnaval pernambucano, Recife, ainda está ponderando sobre o assunto. A capital do Estado está em tratativa com a classe artística a respeito da decisão, segundo informou a assessoria de comunicação da Prefeitura do Recife na terça (2).
Além disso, algumas cidades menores com tradição nas festas carnavalescas, como Pesqueira, no Agreste e Triunfo, no Sertão, também estão discutindo sobre o assunto e informaram que irão divulgar decisão nos próximos dias, através das assessorias de comunicação.