ORLA

Vazamento de esgoto afasta turistas da praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Grande Recife

De acordo com barraqueiros que trabalham na área, a cena é comum em dias de chuva

Cadastrado por

Danielle Santana

Publicado em 15/02/2021 às 16:06 | Atualizado em 16/11/2023 às 16:22
Após fortes chuvas, esgoto vaza na praia de Porto de Galinhas, no litoral Sul de Pernambuco - Cortesia

Atualizada às 14h53 da terça-feira (16)

Um vazamento de esgoto chocou quem passou por Porto de Galinhas, em Ipojuca, Grande Recife, na manhã desta segunda-feira (15). Um vídeo registrado por uma turista que estava no local mostra o momento em que o líquido escorre pela orla da praia. Nesta terça-feira (16), os barraqueiros do local tentavam contornar os estragos causados pelo vazamento.

Nas filmagens, é possível observar que o esgoto vai direto para o mar. A turista Vitória Barros relatou a situação. "Vi essa cena indignada, essa praia é conhecida internacionalmente e é um tesouro da gente. A praia não estava muito cheia, mas tinha bastante gente. Eu vim para passar o feriado de Carnaval com a minha família e todos os dias estamos indo nessa parte da praia, mas depois do que vi não tive coragem de entrar no mar".

Vitória afirma que a força com que o esgoto foi derramado assustou quem passou pelo local. "Os barraqueiros já tinham colocado as cadeiras quando começou a vazar. A força era tanta que se tivesse alguém na frente seria arrastado para o mar. Quando eu saí de lá, ainda estava vazando", contou. 

O vazamento dessa manhã aconteceu na entrada da cidade, na altura do antigo posto de saúde do município. De acordo com barraqueiros que trabalham na área, a cena é comum em dias de chuva. "Sempre que chove forte isso acontece, no outro dia fica o rastro na praia e o mau cheiro", afirmou um dos trabalhadores que preferiu não se identificar. 

Leia Também

Cerca de dez barraqueiros trabalham na faixa de areia que costuma ser atingida pelos vazamentos. Eles relatam que o fato atrapalha nas vendas das barracas e afasta o turista. "Eles reclamam com a gente e vão para o outro lado. Porque, quando acontece, o esgoto vai direto para o mar, eles não conseguem ficar nessa parte da praia e nós ficamos sem ter como trabalhar", comentou. 

Confira o vídeo do momento:

Your browser does not support the video tag.

Resposta da Prefeitura de Ipojuca

Por meio de nota, a Prefeitura de Ipojuca afirmou que o problema ocorreu por causa do volume de chuva associado à falta de saneamento básico na praia de Porto de Galinhas, processo que, segundo a gestão, se encontra judicializado desde a gestão anterior. 

Leia a íntegra da nota

A Prefeitura do Ipojuca informa que, por causa do volume de chuva caído nas últimas 6 horas (74,94mm), associado à falta de saneamento básico na praia de Porto de Galinhas (processo que se encontra judicializado desde a gestão do ex-prefeito Carlos Santana), provocou um extravasamento das manilhas de escoamento pluvial. A gestão municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, realizou a desobstrução do lixo lançado nas ruas que entopem as galerias e a drenagem das canaletas para evitar novos rompimentos caso a chuva no município permaneça.

Retomada

Um dia após o vazamento, a situação na praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Grande Recife, amanheceu mais tranquila nesta terça-feira (16). No entanto, moradores e trabalhadores da região, no entanto, denunciam que a gestão municipal não age em prol de resolver o problema, mas apenas de minimizá-lo. 

"Hoje aqui está sem escorrer água, mas a cratera está profunda. A prefeitura não faz nada, sempre falam as mesmas coisas [sobre a desobstrução dos canais], mas se chover cinco minutos volta a entupir e a escorrer o esgoto. Estou aqui há 27 anos e nada mudou, é sempre a mesma coisa. Eles não têm nem a capacidade de passar uma pá mecânica para deixar a área plana e cobrir o bueiro", revelou um barraqueiro que preferiu não se identificar.

Para tentar abafar o mau cheiro gerado pelo escorrimento do esgoto que ocorreu na segunda, trabalhadores tiveram que cobrir com areia o caminho pelo qual o líquido passou. Uma forma encontrada por eles para amenizar a má aparência e odor do local, facilitando a chegada de turistas. Segundo eles, a gestão municipal, por sua vez, não tomou providências neste sentido.

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS