Vídeo gravado no último sábado (20) e divulgado nas redes sociais mostram o momento em que um homem arremessa objetos para dentro da Penitenciária Barreto Campelo (PPBC), em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife. Ele arremessa pelo muro do presídio e foge sem deixar pistas. Rapidamente, os detentos recolhem os pacotes, antes que a segurança interna apareça.
Ao saber do fato, policiais penais fizeram revista nas celas da unidade prisional e apreenderam um celular, quatro carregadores de celular e 33 garrafas de whisky.
Em nota, o Sindicato dos Policiais Penais informou que o arremesso de objetos ilícitos para dentro da penitenciária ocorre constantemente, devido à falta de policiamento no entorno da unidade.
A Polícia Militar de Pernambuco informou que o Batalhão de Polícia faz a segurança da guarda externa do presídio pelas guaritas. Já a Radiopatrulha, a do entorno. Sobre as imagens divulgadas, a PM disse que o material foi recolhido e garante que vai intensificar as rondas na mata.
A Secretaria Executiva de Ressocialização de Pernambuco (Seres) afirmou que os presos que aparecem nas imagens já foram identificados e submetidos ao Conselho Disciplinar da unidade, bem como, antecipa que está em planejamento um concurso público para policiais penais.