Com informações da TV Jornal
atualizada às 17h23
A Polícia Militar de Pernambuco deteve 27 pessoas e apreendeu 58 máquinas caça-níqueis em uma casa de jogos de azar localizada no bairro do Torreão, na Zona Norte do Recife, na noite dessa terça-feira (23). A residência, que era monitorada por um circuito de segurança, oferecia até mesmo buffet para os frequentadores. De acordo com a Polícia Militar, os detidos eram, em sua maioria, idosos que estavam jogando.
Além do funcionamento de máquinas de caça-níqueis ser crime, os jogadores e o local também infringiram o decreto do Governo de Pernambuco que proíbe, até o próximo domingo (28), a abertura de estabelecimentos comerciais que não sejam de serviços essenciais. "Foi constatado o descumprimento do decreto. As pessoas estavam em um local fechado, jogando com as máquinas", declarou um oficial da Polícia Militar, que participou da operação, mas não quis ser identificado durante entrevista à TV Jornal.
- Polícia Federal intima ao menos 25 pessoas para depor em Minas Gerais por mensagens contra Bolsonaro
- Polícia Militar fecha três casas de jogos de azar no Recife e leva oito pessoas para delegacia
- Furtos de cabos de internet e telefonia no Grande Recife desafiam polícia e operadoras
- Com quarentena, polícia é autorizada a ampliar plantões extras em Pernambuco
No momento da operação na casa de jogos, que ficava Rua Ladário de Souza, 25 clientes estavam no local, além de dois funcionários. Todos foram detidos e levados em ônibus do Batalhão do Choque para a Central de Plantões da Capital (CEPLANC), em Campo Grande, também na Zona Norte do Recife. Os agentes também apreenderam dinheiro em espécie. A ação aconteceu como resultado de investigações do serviço de inteligência da Polícia Militar.
Por meio de nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que os envolvidos assinaram os termos legais e aguardarão intimação da Justiça para responderem pelos feitos. Os gerentes e proprietários desse estabelecimento já estão sendo investigados, segundo informou o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.
Balanço da Operação Quarentena
A Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou, nesta quarta-feira (24), o balanço da Operação Quarentena, deflagrada no dia 18 de março, para garantir o cumprimento das medidas estabelecidas no decreto que ordena a quarentena mais rígida em Pernambuco, que tem por objetivo conter o avanço da pandemia de covid-19.
Desde o dia 18 de março, a SDS contabiliza que 233 pessoas precisaram ser conduzidas a delegacias oor desobediência e até desacato aos servidores públicos. Além disso, 26.287 pessoas foram orientadas e 10.370 estabelecimentos passaram por fiscalização. “Um destaque negativo é justamente o Sertão, pois ontem concentrou 75% das ocorrências de desrespeito às determinações de saúde pública. Justamente por isso, estamos intensificando fiscalizações e orientações nas cidades sertanejas. Mas casos de desobediência ocorrem em todas as regiões, com pronta resposta do efetivo de segurança”, informou o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, lembrando do flagrante no cassino no bairro do Torreão, na Zona Norte do Recife, relatado acima.
Nessas ações, estão sendo empregados 4.990 profissionais. A população pode colaborar com denúncias ao telefone 190, que atende 24 horas por dia.