Publicado em 28/04/2021 às 9:32
| Atualizado em 28/04/2021 às 9:40
Com informações da Rádio Jornal.
Cerca de 100 moradores da comunidade Sítio Santa Francisca, localizada no Ibura de baixo, Zona Sul do Recife, protestam nesta manhã de quarta-feira (28) na Avenida Recife, próximo à entrada do Ibura, contra ação de reintegração de posse expedida pela Justiça. De acordo com manifestantes, mais de 300 famílias deverão ser despejadas da comunidade onde vivem, de posse do Governo Federal, até a próxima terça-feira, 4 de maio.
Para Terezinha Francisca de Jesus, que vive há mais de 27 anos na localidade, o sentimento é de desespero. "Vamos morar na rua, né? Ninguém tem onde morar, ninguém tem pra onde ir. A comunidade recebeu essa notícia com muita tristeza, com muito desespero. Nós não dormimos mais à noite, fazem cinco dias que não 'prego' os olhos, eu não tenho pra onde ir", revelou à reportagem do Jornal do Commercio.
O objetivo da manifestação, segundo organizadores, é chamar a atenção da Prefeitura do Recife, iniciar dialogo e tentar reverter o despejo dos moradores.
"Sabemos que estamos no meio de uma pandemia, numa total insegurança sanitária. A nossa intenção com esse protesto de hoje é chamar a atenção do prefeito e abrir um canal de negociação e de diálogo e não vamos parar até que esse diálogo seja concretizado", disse Vitória Genuíno, que faz parte da organização do protesto.
Pneus e pedaços de madeira foram utilizados para atear fogo no local e bloquear as duas vias da Avenida Recife, assim como a entrada da Avenida Dois Rios, principal via do bairro do Ibura.
Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com passagem na Rádio Universitária 99.9 FM, na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e no Centro de Informática (CIn) da UFPE.
Localidade:RecifeCargo:Repórter estagiáriaCursoTreinamento do Facebook sobre mídias digitais, Recife, 2019