Com informações do repórter Mário Oliveira, da TV Jornal
Dois protestos que reivindicam moradia foram registrados na manhã desta quinta-feira (29) no Grande Recife. O primeiro acontece na BR-101, no Cabo de Santo Agostinho. O segundo acontece na Avenida Agamenon Magalhães, sentido Olinda para Recife, na altura do bairro de Campo Grande, na Zona Norte da cidade.
Realizado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e outros sete movimentos filiados à União Nacional de Moradia Popular, a manifestação em Campo Grande é contra a aprovação da redução do orçamento do programa Casa Verde e Amarela pela Câmara dos Deputados.
- A causa dos rodoviários, em mais um protesto no Grande Recife, deve ser de todos
- Ambulantes realizaram protesto pedindo por inclusão no auxílio municipal de Olinda
- Integrantes do MLB realizam protesto na Estrada da Batalha, em Jaboatão dos Guararapes
- Rodoviários protestam no Centro do Recife e reivindicam prioridade na vacinação contra a covid-19
- Comércio de praia tem retomada tímida e protesto nesta segunda-feira (26) na Zona Sul do Recife
- Moradores protestam por falta de água no bairro de Dois Irmãos, Zona Norte do Recife
- Moradores de comunidade do Ibura protestam contra ação de reintegração de posse e bloqueiam Avenida Recife
Segundo a representante Lídia Brunes, com isso, cerca de 110 mil famílias em Pernambuco serão prejudicadas. "Estamos fazendo algumas reivindicações e uma denuncia em relação ao governo federal, que diz respeito ao corte de mais de 2 bilhões de recursos que nós conseguimos com emendas para habitação de interesse social. O presidente, ao invés de procurar soluções, quer retirar o direito principal que é o da habitação", criticou.
O cruzamento com a Rua Odorico Mendes foi bloqueado pelos cerca de 100 manifestantes, que atearam fogo em pneus. A Polícia Militar de Pernambuco negocia o desbloqueio da via.
No Cabo de Santo Agostinho a BR-101 está bloqueada nos dois sentidos, registrando enorme congestionamento na via.
Caruaru
Manifestação do mesmo grupo também foi registrada na Avenida Rio Branco, no Centro de Caruaru, Agreste do Estado, nesta manhã de quinta (29).