Com ritmo atual, Pernambuco seria um dos últimos estados do Brasil a terminar vacinação contra a covid-19; entenda os motivos
O secretário de Saúde André Longo diz que tem preferindo não gerar uma falsa expectativa com uma data finalística para encerrar todos os trabalhos de vacinação
Se for mantido o ritmo atual de vacinação, Pernambuco será um dos últimos Estados do Brasil a imunizar sua população contra a covid-19. O secretário de Saúde André Longo diz que prefere não criar expectativa anunciando uma data, mas essa previsão já existe e não está próxima. Serão necessários 495 dias para as pessoas terminarem de receber a primeira dose e 881 para receber a segunda. Na prática, isso quer dizer que a primeira dose só será finalizada no segundo semestre do ano que vem. No caso da segunda dose, a espera seria até o final de 2023.
Desenvolvido pela Fiocruz, o Monitora Covid-19 calcula os dias até toda população ser vacinada: considerando o total de doses aplicadas até a data, a quantidade de dias até a data e a população total do Estado com mais de 18 anos. Alguns Estados estão mais avançados, inclusive do Nordeste. O Ceará tem 380 dias para concluir a primeira dose e 496 para a segunda. Os cálculos para o Brasil são de 380 dias para finalizar a primeira dose e 826 para a segunda.
Em Pernambuco, a estratégia é de cautela. "A gente está preferindo não gerar uma falsa expectativa com uma data finalística para encerrar todos os trabalhos. É preciso dizer que, se todas as entregas fossem garantidas, é bem possível que nós conseguíssemos vacinar todos os adultos com mais de 18 anos até 31 de outubro, mas é preciso considerar estas possibilidades de não haver o cumprimento do cronograma. Então, a gente vai avançar por faixa etária discutindo com os municípios.", disse o secretario de Saúde André Longo ao JC.
SÃO PAULO
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta quarta-feira que pretende vacinar toda população adulta do Estado contra a covid-19 até 31 de outubro. O compromisso foi feito pelo Twitter e confirmado em seguida em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes. “São Paulo vai concluir a vacinação de toda população até 31 de outubro. “São Paulo vai concluir a vacinação de toda população até 31 de outubro. Todos os brasileiros que residem em São Paulo serão vacinados, toda a população acima de 18 anos”, disse Doria aos jornalistas.
“Preparem o braço. Vamos vacinar toda população adulta do Estado de São Paulo até 31 de outubro deste ano”, ele escreveu pouco antes no Twitter. De acordo com o Monirora Covi-19 da Fiocruz, a conclusão total da vacina vai precisar de 666 dias.
- Fiocruz prevê 50 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 com insumo nacional
- UFPE orienta sobre emissão de declaração para vacinação de estagiários de educação do Campus Recife
- Pfizer: Pernambuco recebe mais de 25 mil doses de vacina contra covid-19
- Covid-19: lote com 527 mil doses da vacina da Pfizer chega ao Brasil
- Covid-19: Camaragibe faz mutirão para vacinar pessoas a partir de 50 anos neste sábado
- UTIs 97% ocupadas; motivos para reações da vacina AstraZeneca; por que pobre não faz panelaço? Comece o dia bem informado
- Anvisa analisa novamente pedido de importação das vacinas Sputnik V e Covaxin
- Projeto inclui trabalhadores de supermercados nas prioridades para vacinação contra a covid-19
- Covid-19: faltosos da segunda dose da vacina somam mais de 9,2 mil pessoas no Recife