IMUNIZAÇÃO

Primeiras unidades da Janssen, a vacina de dose única, chegam a Pernambuco

Estado também recebeu, na manhã desta quinta-feira (24/6), mais 117.800 unidades da Coronavac/Butantan

Roberta Soares
Roberta Soares
Publicado em 24/06/2021 às 14:30
HÉLIA SCHEPPA/SEI
No Brasil, a vacina da Janssen está autorizada para uso emergencial desde 31 de março - FOTO: HÉLIA SCHEPPA/SEI
Leitura:

Finalmente, as tão esperadas vacinas da Janssen, de dose única, chegaram a Pernambuco para ampliar a imunização da população contra a covid-19. Foram 62.250 unidades, que serão aplicadas em dose única e começarão a ser distribuídas pelo Estado a partir da madrugada desta sexta-feira (25/6), segundo o governo de Pernambuco. Na mesma remessa também chegaram mais 117.800 vacinas da Coronavac/Butantan, que devem ser utilizadas para a primeira e segunda doses da sociedade.

Reação à vacina de covid-19 é um bom sinal. Entenda a razão

Qual a eficácia da vacina da Janssen?

As doses da vacina da Janssen, segundo o que foi acordado com os gestores municipais na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), serão destinadas ao Recife, na Região Metropolitana, além de Caruaru e Garanhuns, no Agreste, e Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, no Sertão. O imunizante será distribuído da seguinte forma: Recife (31.125 doses), Caruaru (16.230 doses), Garanhuns (6.175), Arcoverde (3.555 doses), Afogados da Ingazeira (1.800 doses) e Serra Talhada (3.365 doses).

HÉLIA SCHEPPA/SEI
Chegada das primeiras vacinas da Janssen chegando em PE - HÉLIA SCHEPPA/SEI

METADE DO ACORDADO
Segundo o governo, Pernambuco está recebendo metade do quantitativo da Janssen que havia sido pactuado inicialmente com o Ministério da Saúde. “Logo que cheguem mais doses enviadas pelo governo federal, iremos completar e finalizar a entrega das vacinas da Janssen, conforme pactuado inicialmente com esses seis municípios”, explicou a superintendente de Imunizações da Secretaria de Saúde, Ana Catarina de Melo.

Como as doses da Janssen estão indo para essas seis maiores cidades, a superintendente ressaltou que todos os demais municípios do Estado serão recompensados com mais unidades da Pfizer para darem continuidade aos seus programas de imunização.

CORONAVAC
As doses recebidas da Coronavac/Butantan serão destinadas à imunização de guardas municipais, trabalhadores do transporte coletivo e população privada de liberdade. Os municípios, porém, também poderão dar seguimento à campanha em outros grupos ou por faixa etária, de acordo com a organização de cada um, já que muitas cidades já iniciaram a vacinação de alguns desses públicos. Com essas entregas, Pernambuco totaliza mais de 5 milhões de doses recebidas: 5.172.510, sendo 2.141.960 da Coronavac/Butantan; 2.630.170 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz; 338.130 da Pfizer/BioNTech; e 62.250 da Janssen.

HÉLIA SCHEPPA/SEI
Chegada das primeiras vacinas da Janssen chegando em PE - FOTO:HÉLIA SCHEPPA/SEI
HÉLIA SCHEPPA/SEI
IMUNIZAÇÃO Vacinas serão dose de reforço em quem tomou Janssen - FOTO:HÉLIA SCHEPPA/SEI

Matéria de origem

Comentários

Últimas notícias