Crime

Adolescente com criança no colo é baleada durante tentativa de assalto a ônibus no Recife

O veículo fazia a linha TI. Xambá / Largo da Paz

Imagem do autor
Cadastrado por

Douglas Hacknen

Publicado em 25/06/2021 às 7:23 | Atualizado em 25/06/2021 às 11:28
Notícia
X

*Com informações do repórter Michael Carvalho, da TV Jornal

Uma adolescente de 16 anos ficou ferida após uma tentativa de assalto a um ônibus que fazia a linha T.I Xambá / Largo da Paz, na tarde dessa quinta-feira (24), feriado de São João. O coletivo passava pela Avenida Beberibe, no bairro do Arruda, na Zona Norte do Recife, quando o suspeito subiu e anunciou a investida.

Segundo os passageiros, ele retirou uma faca de dentro de uma bolsa e começou a recolher alguns objetos de valor das cerca de 15 pessoas que estavam no transporte coletivo. Neste momento, um suposto policial aposentado, que também seguia viagem, sacou uma arma e atirou várias vezes em direção ao assaltante.

Foram efetuados pelo menos quatro tiros. Um deles atingiu de raspão a panturrilha de uma adolescente de 16 anos. Ela estava com a filha de um 1 ano e 6 meses nos braços. Alguns passageiros relataram que chegaram a se jogar para tentar se proteger dos disparos.

A jovem relatou o sentimento no momento do assalto. "Fiquei muito assustada e pensei logo na minha filha. Quando o tiro bateu na minha perna comecei logo a gritar e chorar. O motorista ainda conseguiu puxar a faca (das mãos) do assaltante. Foi muito desespero. Também teve uma idosa que caiu na porta do ônibus", contou.

Um ajudante de pedreiro, que não quis se identificar, informou que toda a ação durou cerca de 5 minutos. "Algumas pessoas se jogaram dentro do ônibus, outras não tiveram nem o impulso de reagir. Foi só pânico, medo e buscar como se defender", disse.

Após luta corporal com o policial aposentado, o suspeito desceu do veículo e conseguiu fugir, mesmo ferido. O motorista e os passageiros do ônibus foram ouvidos na Central de Plantões (Ceplanc), no bairro de Campo Grande, também na Zona Norte da capital pernambucana. 

A Polícia Civil (PCPE) investiga o caso. O órgão informou ainda que o suspeito não foi detido.

Nota da PCPE

"A Polícia Civil registrou na tarde do dia (24), na Ceplanc, um roubo a ônibus e uma tentativa de homicídio, ocorridos dentro de um coletivo, na Bomba do Hemetério. Uma adolescente de 16 anos de idade, ficou ferida de raspão na perna direita. Um assaltante armado com uma faca teria assaltado o ônibus e um dos passageiros, não identificado, teria reagido e acertado um disparo de arma de fogo contra ele, o qual se evadiu do veículo ferido. As investigações seguirão até a completa elucidação dos crimes."

Violência no transporte público

O crime dessa quinta ocorre após uma tentativa de assalto a ônibus em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, no dia 7 deste mês, que resultou na morte do motorista de coletivo, Gilberto Joaquim de Santana, de 42 anos e do soldado do Exército, Luan Odênio de Lira, de 19 anos. O crime aconteceu na Estrada da Muribeca, a PE-17.

De acordo com informações repassadas pela polícia, os suspeitos, armados, se passaram por passageiros antes de anunciar o assalto. O soldado teria reagido e segurado o braço de um dos homens, que ainda assim conseguiu efetuar três disparos de arma de fogo. Dois tiros atingiram ele, sendo um na cabeça. O solado chegou a passar mais de uma semana internado, mas não resistiu e morreu. O terceiro disparo atingiu um motorista de ônibus, que morreu na hora. Ele havia largado do trabalho e voltava para casa, como passageiro.

Tags

Autor