Um morador da Vila Nazaré, no Cabo de Agostinho, foi surpreendido na última segunda-feira (31) com a aparição de um jacaré no Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti. Admirado pelo tamanho do réptil, o homem registrou o momento em vídeo.
Veja as imagens:
Sítio Histórico
A área em que o animal foi visto, faz parte do território do Complexo Industrial e Portuário de Suape, que se espalha por 13,5 mil hectares, compreendendo também a área do município vizinho a Ipojuca. O parque integra o Sítio Histórico do Cabo de Santo Agostinho e é tombado pelo Estado de Pernambuco. De acordo com alguns historiadores, neste local supostamente aportaram os primeiros navegadores que vieram às Américas desde o século XV, e que mais tarde, serviu como ancoradouro natural para escoamento da produção de açúcar nos séculos XVI e XVII, sendo ainda, foco da resistência ao invasor holandês.
No Parque Metropolitano Armando Holanda Cavalcanti, estão construções históricas como a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré (séc. XVI) e as ruínas do Convento Carmelita (1692), o Forte Castelo do Mar e as ruínas do seu quartel, (1631), a ruína da capela velha e do casario que configura a Vila de Nazaré, entre outras edificações históricas.
Prefeitura
O jacaré não foi retirado do local. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente do Cabo de Santo Agostinho, a área contém água doce e é a transição entre mata atlântica e restinga, o que se caracteriza como habitat natural dos jacarés. “A secretaria de Meio Ambiente pede que as pessoas ao encontrarem esse tipo animal, não tentem capturar e ajudem na preservação do local em que vivem”, alertou em nota.