SAÚDE

Vítima de ataque de tubarão na Praia de Piedade está consciente e estável, diz HR

Heverton Guimarães Reis deve ser transferido para a enfermaria ainda nesta segunda-feira (26). Homem foi mordido na coxa esquerda na altura da Igrejinha de Piedade nesse domingo (25)

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes, Roberta Soares

Publicado em 26/07/2021 às 9:27 | Atualizado em 26/07/2021 às 21:40
Notícia
X

Matéria atualizada às 21h31

Mordido por tubarão nesse domingo (25), Everton Guimarães Reis, 32 anos, está consciente e estável na manhã desta segunda-feira (26). De acordo com assessoria do Hospital da Restauração (HR), no Centro do Recife, onde ele está internada, a vítima passou por uma cirurgia na última tarde. Segundo a mãe de Heverton, Dilene Guimarães, em entrevista ao JC, às 20h04, desta segunda-feira (26), o filho está na sala de recuperação, enquanto espera um leito na enfermaria. 

A vítima foi atacada pelo animal na coxa esquerda na praia de Piedade, na altura da Igrejinha, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, durante a tarde do domingo. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros em seguida. Segundo testemunhas, ele estava bebendo em uma das barracas instaladas em frente à Igrejinha de Piedade. O ataque teria acontecido na segunda vez em que o homem entrou no mar.

Barraqueiros do local afirmam terem avisado sobre o risco, além da própria existência de sinalização no local. Há 15 dias, outra vítima, o auxiliar de serviços gerais Marcelo Costa Santos, 51 anos, morreu após ataque no mesmo ponto, em frente à igrejinha de Piedade.

“Ele estava sentado numa barraca bebendo cerveja. As pessoas chegaram a pedir para ele não entrar e não ir para o fundo. Dois minutos depois de entrar pela segunda vez foi mordido. Só tinha ele no mar”, contou Fernando Sampaio, 58, que estava numa barraca próxima à vítima.

Às 14h30 desta segunda, será realizada uma reunião extraordinária do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) para analisar o caso desse domingo.

O que diz o governo

Provocado pela imprensa, o governo de Pernambuco se posicionou oficialmente. Garantiu que, depois de tudo, irá, sim, agir. E a ação será articulada com a Prefeitura de Jaboatão. Mas não foram dados detalhes das ações: se haverá a proibição de banho de mar na área da Igrejinha de Piedade por um período, por exemplo - como sugerido pelo pesquisador da UFRPE -, ou até mesmo de um trecho maior da praia; se a população será impedida, mesmo que na marra, de entrar no mar em determinados trechos e situações climáticas (período de chuvas, luas grandes, determinadas marés e horários específicos); se haverá um reforço da sinalização do local e de outras áreas do litoral; ou a retomada imediata dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelo Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit). Informou, apenas que o Cemit já está se articulando com a prefeitura para agir.

“Diante deste novo caso em um mesmo trecho da orla, o Cemit já está em articulação com a Prefeitura de Jaboatão para avaliação das ocorrências e adoção de possíveis medidas com o objetivo de reduzir os riscos de incidentes com tubarões”, diz a nota. Para, em seguida, insistir no alerta para que a população tenha consciência dos limites no mar - algo fundamental, sem dúvida, mas que não pode ser o meio e o fim de tudo. “É preciso reforçar que, somente com a conscientização e responsabilidade por parte da população, é possível obter sucesso na segurança das pessoas na orla do Estado. Vale lembrar que, no trecho específico, além de equipes do GBMar, há placas de sinalização e bandeirolas instaladas para orientar sobre os riscos de entrar no mar naquela área”, finaliza a nota enviada à reportagem.

Filipe Jordão/JC Imagem
O poder público deve à sociedade uma reação rápida, imediata, e incisiva. Não adianta apenas usar o discurso de que a população precisa ter consciência e não entrar no mar - Filipe Jordão/JC Imagem
Filipe Jordão/JC Imagem
Bombeiros na região da Igrejinha de Piedade - Filipe Jordão/JC Imagem

Incidentes em Pernambuco

Até hoje, foram registrados 68 ataques de tubarão em Pernambuco desde 1992 (incluindo o deste domingo): 63 ataques no continente, sendo 27 no Recife, 25 em Jaboatão dos Guararapes, seis no Cabo de Santo Agostinho, quatro em Olinda, um em Paulista e outro em Goiana. Em Fernando de Noronha, quatro pessoas foram vítimas dos tubarões. Há, ainda, dois casos em análise pelo Cemit em Noronha, que ainda não foram oficialmente incluídos no relatório.

Do total de vítimas, 26 não resistiram aos ferimentos, e 41 sobreviveram - muitas sofreram amputações. Além da Igreja de Piedade (19,35%), o ponto onde mais foram registrados incidentes no continente foi no Acaiaca (11,29%), na Praia de Boa Viagem. Em Fernando de Noronha, cada um dos quatro ataques aconteceu em localidades diferentes.

Tags

Autor