Pernambuco recebeu, na tarde desta terça-feira (20), uma nova remessa de vacina da AstraZeneca contra covid-19. O voo, com 206,5 mil doses do imunizante, aterrissou no Aeroporto Internacional do Recife, na Zona Sul da capital, 16h35. Segundo o governador Paulo Câmara (PSB), a nova remessa vai permitir o avanço da campanha de vacinação por idade, com a aplicação das duas doses. Elas também serão destinadas a pessoas com comorbidade e deficiência.
“Esse novo lote de vacinas será destinado à ampliação da primeira dose por faixa etária e para o avanço da segunda dose nos grupos de pessoas com comorbidade e com deficiência. Estamos empenhados em garantir a imunização da nossa população o mais rápido possível. A distribuição das vacinas às Geres vem sendo feita de forma ágil, para que os municípios possam fazer a retirada imediatamente”, disse o governador.
- Pernambuco recebe mais 136 mil doses de vacinas contra a covid-19
- Com novas doses, todos os municípios podem avançar na vacinação contra covid-19 por idade, diz governo de Pernambuco
- Municípios de Pernambuco podem avançar na imunização; descontos para vacinados no Recife; fundo eleitoral deve ser vetado. Comece o dia bem informado
- Jaboatão anuncia redução na idade de vacinação contra a covid-19. Confira os detalhes
- Olinda amplia vacinação contra covid-19 para pessoas a partir de 34 anos
As vacinas foram levadas ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para verificação de temperatura e separação das doses por cidade. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), as doses serão encaminhadas já na manhã desta quarta-feira (21) às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres).
As doses recebidas nesta terça fazem parte das 395 mil doses de vacinas que devem chegar ao Estado esta semana. Na segunda-feira (19), foram recebidas 85 mil doses da Coronavac/Butantan e 51 mil doses da Astrazeneca/Oxford. Ainda há previsão de mais 52.650 doses da Pfizer até o final da noite.
Desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19, Pernambuco já recebeu 6.403.150 doses de imunizantes, sendo 3.309.170 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.269.160 da Coronavac/Butantan, 656.370 doses da Pfizer/BioNTech e 168.450 da Janssen.