Diante de uma pandemia que já tirou a vida de 18.702 pessoas em Pernambuco, até esta quarta-feira (28), a vacinação contra a covid-19 é sinônimo de esperança para a população. Para ser imunizado contra a doença, os municípios contam com um sistema que é definido de acordo com a faixa etária da pessoa, além de grupos prioritários. No Recife, por exemplo, é preciso ter a partir de 31 anos para tomar a vacina, independente de comorbidade ou da categoria profissional, ou fazer parte de um dos grupos prioritários, como trabalhadores da saúde, pessoas em situação de rua e outros. Mas por que a capital pernambucana não abre novo grupo e não lançam calendário de vacinação?
De acordo com a Prefeitura do Recife, para haver a abertura de novos grupos, o órgão depende do cumprimento do cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde, para o envio de novas doses. Nesta semana, por exemplo, Pernambuco recebeu 506.470 doses de vacinas contra o novo coronavírus, no qual dois lotes com 164.200 doses da Coronavac/Butantan e 247.500 da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz chegaram ao Estado nessa terça-feira (27) e 94.770 doses da Pfizer/BioNTech nesta quarta (28).
Quando são recebidas, as doses são distribuídas entre as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), por meio do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE). Após este processo, as vacinas ficam à disposição dos gestores municipais para retirada.
Ainda de acordo com a Prefeitura da capital pernambucana, os municípios sabem pouco tempo antes sobre a chegada das novas doses. Quando elas chegam, o órgão então, faz uma organização dos centros de vacinação para que não falte vacina para os moradores.
Os lotes de primeira e segunda dose não podem ser misturados. Com isso, a chegada de novos lotes ao município nem sempre corresponde à viabilização de novos grupos, conforme a gestão.
Na semana passada, o Recife ampliou a vacinação na cidade. Na quinta-feira (22), o prefeito da capital, João Campos, anunciou a redução para 29 anos a idade dos trabalhadores da indústria, construção civil, bancos e Correios. Já na sexta (23), foi ampliada a faixa etária do público geral que pode receber a vacina.
Segundo a gestão municipal, se o Ministério da Saúde cumprir com o atual calendário de vacinação, a capital pernambucana irá conseguir imunizar todo público-alvo até setembro deste ano. Até essa quarta-feira, o Recife aplicou 1.213.618 doses de vacina contra a covid-19. No total, 885.085 pessoas foram vacinadas, nas quais 388.047 já contam com o esquema de vacinação completo.
Vacinação no Recife
Para se vacinar na capital pernambucana é necessário ter a partir de 31 anos, independente de comorbidade ou da categoria profissional. Podem se vacinar também:
- Trabalhadores da Indústria e da Construção Civil e Correios (com 29 anos ou mais);
- Trabalhadores de assistência social;
- Caminhoneiros;
- Forças de segurança e salvamento;
- Trabalhadores da Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos;
- Pessoas em situação de rua;
- Trabalhadores da educação dos ensinos Básico;
- Profissionalizante e Superior, de instituições públicas ou privadas;
- Trabalhadores dos transportes rodoviário, aéreo, metroviário, ferroviário e portuário;
- Gestantes e puérperas do Recife e de outros municípios;
- Pessoas com comorbidades
- Trabalhadores da saúde.
O paciente que irá tomar a vacina deve realizar o agendamento através do site ou aplicativo do Conecta Recife, disponível gratuitamente na PlayStore (Android), e AppStore, (sistema iOS). É necessário anexar a cópia de um documento de identificação com foto e um comprovante de residência no nome da pessoa que será vacinada.
Onde se vacinar no Recife
Desde o início da campanha, houve ampliação de nove para 26 pontos de vacinação na cidade – dos quais 12 são centros e 14 são pontos de drive-thru.
Centros de vacinação
- UniNassau, nas Graças;
- Unicap, na Boa Vista;
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
- Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
- Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo;
- Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;
- Ginásio Geraldão, na Imbiribeira;
- Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
- Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
- UPA-E do Ibura.
- Apolo 235, Bairro do Recife
- Sest Senat, Porto da Madeira;
Drive-thrus
- Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
- Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
- Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá;
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
- Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira;
- Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
- Geraldão, na Imbiribeira;
- Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária;
- Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife;
- BIG Bompreço de Boa Viagem;
- BIG Bompreço de Casa Forte;
- Unicap, Boa Vista;
- Carrefour, Torre
- SEST/SENAT, Porto da Madeira.