Atualizada às 19h59
Agricultores do município de Jaqueira, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, realizaram um protesto nesta segunda-feira (2) na PE-126 e paralisaram a rodovia com a queima de pneus e galhos de árvores. Os manifestantes são famílias de agricultores que trabalhavam na Usina Frei Caneca, desativada há alguns anos.
Eles cobram do Governo de Pernambuco a regularização de posse das terras e direito de permanência na área da usina, uma pauta levantada há cerca de três anos.
Segundo relatos, funcionários da fazenda agropecuária teriam derrubado parte das casas de moradores das áreas rurais da região e distribuído plantações de bananas e laranja. Algumas dessas propriedades integram dívidas trabalhistas da antiga Usina Frei Caneca.
As faixas da manifestação tinham os dizeres "Basta Violência no Campo", "Judiciário faça Justiça! Cobre as dívidas das Usinas falidas da Zona da Mata" e "Governador qual é o teu lado?".
-
Chuva no Agreste aumenta otimismo de agricultores para a colheita de milho -
Cooperativa agropecuária divide R$ 4,1 milhões em sobras de faturamento com agricultores -
Agricultores do Sertão do São Francisco recebem sementes de milho e sorgo -
Governo reduz taxa de juros para agricultores prejudicados pelo 'Ciclone Bomba' -
Usina em Pernambuco distribui R$ 8 milhões de sobras de faturamento com agricultores cooperados
Apoio
A Prefeitura de Jaqueira está prestando suporte para os trabalhadores. A prefeita do município, Ridete Pellegrino (PSD), vereadores do município e lideranças religiosas acompanharam o ato.
Resposta do Governo de Pernambuco
Em nota, o Governo de Pernambuco informou que para articular medidas de enfrentamento aos conflitos foi realizada reunião entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e o Ministério Público Federal (MPF), e também, no turno da tarde, uma equipe da SJDH se reuniu com a prefeita do município de Jaqueira, Ridete Pellegrino, com o secretário de Desenvolvimento Agrário do município, com representantes da Comissão Pastoral da Terra e moradores dos engenhos localizados na Usina Frei Caneca. Segundo a gestão estadual, após pedido judicial da Defensoria Pública da União (DPU), foi suspensa a decisão de imissão na posse que vinha sendo executada no município.
Leia a íntegra da nota:
O Governo de Pernambuco vem acompanhando e buscando soluções para os conflitos agrários no Estado por meio de uma força-tarefa. Por isso, em decorrência dos acontecimentos em Jaqueira, na Mata Sul, na manhã desta segunda-feira (02), foi realizada reunião entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e o Ministério Público Federal (MPF), e também, no turno da tarde, uma equipe da SJDH se reuniu com a prefeita do município de Jaqueira, Ridete Pellegrino, com o secretário de Desenvolvimento Agrário do município, com representantes da Comissão Pastoral da Terra e moradores dos engenhos localizados na Usina Frei Caneca.
Os encontros tiveram o objetivo de articular medidas de enfrentamento aos conflitos que ocorrem na região de Frei Caneca e também para apresentar as mediações, por parte da SJDH, que foram realizadas, tais como: articulações com a Secretaria de Defesa Social (SDS), Defensoria Pública da União (DPU), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e com o Ministério Público Federal (MPF), as quais tiveram resultados efetivos. Além disso, destaca-se que, após pedido judicial da Defensoria Pública da União (DPU), foi suspensa a decisão de imissão na posse que vinha sendo executada no município.