A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) anunciou nesta quarta-feira (4) que pactuou com gestores municipais na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) a vacinação contra a covid-19 em estudantes, trabalhadores e pessoas com indicação de tratamento médico no exterior. A imunização será para pessoas que precisam se deslocar para outros países que exigem a imunização para entrada de estrangeiros no território. Para a imunização, a pessoa deve ter, obrigatoriamente, viagem marcada para o segundo semestre de 2021.
- Saiba como participar do programa que pagará parte dos salários de novos trabalhadores em Pernambuco
- Covid-19: Pernambuco recebe nova remessa com 52.600 doses da vacina Coronavac
- Cidade em Pernambuco começa a imunizar adolescentes com comorbidades
- Pernambuco registra mais três casos de síndrome associada à covid-19 entre crianças
A informação foi publicada no boletim epidemiológico diário da pandemia em Pernambuco. A marca do imunizante aplicado dependerá da operacionalização de cada município. A resolução da pactuação deve ser publicada na edição desta quinta-feira (5) do Diário Oficial do Estado (DOE).
De acordo com a SES, estarão no grupo:
- Estudantes e pesquisadores vinculados a instituições de ensino que realizarão intercâmbio acadêmico em outros países;
- pessoas que necessitem realizar tratamento de saúde com indicação médica em outros países;
- pessoas, por ocasião de convocação ou transferência de localidade de trabalho em outros países.
A secretaria destacou, em todas as especificidades citadas, a pessoa deve apresentar comprovação expressa da necessidade da imunização em declaração emitida pela outra parte, seja a instituição de ensino, para estudantes e pesquisadores, o empregador (empresa), para demais trabalhadores, e o serviço de saúde ou o médico que acompanha o paciente, em casos de necessidade médica.