A Polícia Civil de Pernambuco divulgou os dados da Operação Zodíaco, realizada em parceria com a Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DPMUL), em alusão aos 15 anos da Lei Maria da Penha, completados nesse sábado (7). Na Operação, foram cumpridos 20 mandados de prisões, 2 busca e apreensão e 554 registros de boletim de ocorrência por violência doméstica, em 11 municípios do Estado. A ação também contou com ações de prevenção.
A Operação Zodíaco ocorreu entre os dias 26 de julho e 7 de agosto. Segundo o balanço, divulgado no sábado (7), agentes de dez Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher do estado foram mobilizados.
Segundo a Polícia Civil, a ação contou com atividades preventivas e repressivas para possibilitar a redução de ocorrências de feminicídios, quando a mulher é morta por questão de gênero. O objetivo foi implementar atividades preventivas e repressivas nas delegacias Especializadas (DEAMs), para redução nós números de feminicídios, através das ações de enfrentamento dos crimes de violência de gênero (doméstica, familiar e sexual).
Durante a Operação Zodíaco, os policiais civis também cumpriram dois mandados de busca e apreensão e fizeram 554 registros de boletins de ocorrência por violência doméstica.
As ações ocorreram em 11 municípios pernambucanos: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, Petrolina e Afogados da Ingazeira, no Sertão, Caruaru, Surubim e Garanhuns, no Agreste, além de Goiana e Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata.