Fiscais do Procon Pernambuco saíram pelas ruas da Região Metropolitana do Recife (RMR), no último fim de semana, para fiscalizar o cumprimento do decreto do Governo do Estado, com protocolos de proteção ao novo coronavírus (covid-19).
De acordo com o órgão, três bares receberam um auto de constatação, sendo um interditado. Toda a ação aconteceu em conjunto com a Polícia Militar e a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa).
- Confira ponto a ponto o que muda com nova flexibilização anunciada pelo Governo de Pernambuco
- Após flexibilizações, bares e restaurantes de Pernambuco lançam campanha para conscientizar público sobre protocolos
- Em primeiro fim de semana com música ao vivo, veja o horário de bares, restaurantes e outras atividades em Pernambuco
Na sexta-feira (13), a Venda de Seu Biu, situada no Centro Histórico de Olinda, foi autuada por ter clientes circulando sem o uso devido da máscara. No Bairro Novo, o estabelecimento Gato Preto Pub foi autuado e interditado. No ato da fiscalização, foi constatado que o local funcionava normalmente de portas fechadas após o horário permitido. Cerca de 20 clientes se encontravam no bar.
Já no sábado (14), o The Match, localizado em Boa Viagem, foi autuado por descumprimento do decreto. Segundo o Procon, o estabelecimento atendia com mais de 70% da quantidade permitida, além da falta de distanciamento entre as mesas. Havia mesas com mais de dez clientes, o que não é permitido conforme consta no decreto.
“É imprescindível que nesse momento ainda muito adverso que atravessamos, os fornecedores e a população continuem seguindo as medidas de proteção”, ressalta o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.
Desde o início do ano, o Procon-PE fiscalizou mais de 1.600 bares e restaurantes, 378 receberam um auto de constatação e 100 foram interditados.