Pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) descobriram uma nova espécie de anfíbio. O animal pode ser encontrado apenas em Pernambuco, sendo endêmico da Estação Ecológica do Tapacurá, localizada em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A descoberta foi publicada recentemente em um jornal científico internacional e representa uma conquista para a ciência pernambucana.
A nova espécie é um anfíbio anuro, de pequeno porte e pertencente ao gênero Dendropsophus. Em homenagem ao local em que foi descoberto, a Estação do Tapacurá, o animal foi batizado de "Dendropsophus tapacurensis sp. nov".
Como a descoberta é recente, os cientistas ainda não têm muitas informações sobre anfíbio, como padrões alimentares, reprodução, entre outros elementos.
"O que sabemos de novo é que se trata de uma espécie nova, inédita, mas nada sobre a sua biologia”, explicou o professor Geraldo Moura, coordenador do Laboratório de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos de Pernambuco (LEHP) da UFRPE.
De acordo com Geraldo, a novidade é motivo de muito orgulho e celebração. “Publicar uma espécie nova para a ciência, é motivo de muita satisfação, porém em meio a uma pandemia e isolamento social e a falta de investimentos atuais em pesquisa, é uma vitória é uma alegria ainda maior. É mais uma espécie para o estado de Pernambuco, para o Nordeste, para o Brasil, para o mundo e para a ciência mundial”, celebrou o profissional.